Na Ceia de Oficiais: "Autoridade apostólica de Jesus está sobre a Igreja" diz Estevam
A “Autoridade apostólica” foi tema da ministração do apóstolo Estevam Hernandes na Ceia de Oficiais de novembro, realizada neste sábado (03.11) no pavilhão amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo.
Ele leu o texto que está em Lucas 19.11-17. “O diabo impôs uma derrota ao homem, em primeiro lugar ele roubou do homem a autoridade que Deus lhe havia dado. O homem tinha recebido autoridade do Senhor (Gênesis 1.26-27), pois sempre foi imagem e semelhança de Deus”, disse.
Satanás atacou o homem e retirou por meio do pecado essa autoridade, disse o apóstolo. “O homem desobedece e essa autoridade é quebrada. O homem então passa a viver escravo e perde a condição de domínio que Deus havia lhe dado.”
Veja a seguir os principais trechos da ministração do apóstolo:
O que aconteceu quando o homem pecou?
1º) Ele perdeu autoridade sobre seu desejo. O pecado passou a dominá-lo. Há alguém que, na sua carne, consegue dominar o desejo? Não. Só se domina com autoridade espiritual.
2º) O pecado passa a dominá-lo, fazendo com que ele viva carnalmente. Todos os que estão na carne se inclinam para as obras da carne (Gálatas 5). O homem passa a viver controlado pelos desejos carnais. Ele também é dominado no espírito, pois Satanás passa a ter autoridade sobre o homem. Quando isso acontece, Satanás entra no homem e o domina (Lucas 22.3). Satanás dominou a alma de Judas para que ele traísse Jesus. O que tem acontecido é essa ação demoníaca, tirando do homem sua autoridade, por isso João fala que o mundo jaz no maligno.
A falta desta autoridade descaracteriza o homem, mas Deus tem para ele a restituição desta autoridade. A autoridade plena é entregue na Graça. No período da lei, vemos esta autoridade manifestada em alguns homens, como Elias e Moisés. Mas na Graça, vemos que o diabo não tem mais autoridade sobre aqueles que são lavados no sangue do Cordeiro. Quando entendemos esta autoridade apostólica nos apossamos dela e passamos a viver uma nova vida (Efésios 1.3). Estamos assentados com Jesus Cristo em um lugar de autoridade. Quando João Batista começou a pregar, muito achavam que ele era Elias, mas o que ele tinha era a mesma autoridade de Elias (João1.21). Ele era a voz que clama no deserto, ele tinha autoridade apostólica.
Jesus materializa essa autoridade em Mateus 16, quando diz que o inferno não pode prevalecer contra a Igreja. A autoridade apostólica está na Igreja de Jesus Cristo.
O que Jesus deu à Igreja?
1) O Senhor nos deu as chaves, com elas entramos num ambiente espiritual, são as chaves do reino de Deus;
2) Vitória contra o inferno. Quando ligamos na terra, está ligado nos céus. Esta autoridade muda seu posicionamento, você tem autoridade contra todos os enviados de Satanás! Muitos vivem um evangelho de derrota, mas seu lugar não é esse!
Como se manifesta essa autoridade?
1) Pelo envio. Não existe autonomia! A autoridade está no envio e o Senhor tem um envio para cada um. Este envio vem por meio da transferência. Nada pode nos causar dano, pois estamos debaixo deste envio. Os demônios vão reconhecer isso e vão retroceder!
2) Quando entramos na dimensão no Espírito Santo (Atos 1.8). Algumas coisas não nos competem saber, Deus é que sabe quando vai acontecer. O tempo e a época estão reservados para o Pai. A época e os tempos são reservados ao Pai. Mas a autoridade do Espírito e de Jesus foi dada aos filhos, ou seja, à Igreja. O que falta ao homem então? Entrar nesta dimensão de autoridade do Espírito Santo! Nós temos autoridade!
3) Se manifesta naqueles que têm credenciais. E essas são as credenciais do apostolado, sinais e poderes miraculosos!
Quem tem autoridade espiritual tem que exercê-la, nada pode impedir seu chamado nem atrasar nenhuma área da sua vida! Todo domínio de Satanás já caiu por terra na sua vida!
Sinais que seguirão aqueles que creem:
1) Expulsarão demônios; temos autoridade contra possessão e contra a opressão;
2) Realizarão prodígios, curas e maravilhas.