Folha ao Vento

Moro no oitavo andar de um edifício, com vista aberta para a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. O resultado é que em minha janela o vento sopra de todos os lados, vindo direto do mar, e é capaz dos maiores malabarismos. Era um fim de dia, o entardecer colorindo o céu em tons de lilás, e eu estava na janela, apenas apreciando a paisagem, desfrutando um pouco da poesia do momento. Foi quando vi uma folhinha se desprender de uma árvore.

Era de se esperar o que iria acontecer: a folha despencaria e desceria em queda livre ate o chão. É o natural. É o que faz a lei da gravidade. Mas, para minha surpresa, a folha não desceu: ela subiu. Ventos ascendentes se apoderaram daquela folhinha, que captou meu olhar e a fez subir num balé ilógico. E mais: a folha subiu numa disparada, a uma altura extremamente elevada, até que…

O vento parou.

E a folha começou a cair, em movimentos de idas e vindas para os lados, em direção ao chão.  Dessa vez não havia nada de vertiginoso, apenas uma queda suave. E assim a folhinha foi descendo, bem devagar…. prum lado … pro outro… prum lado…. pro outro…

Quando estava para chegar ao solo, já com minha atenção quase desviada dela e voltada para a beleza do entardecer, veio uma nova lufada de vento, que mudou totalmente os rumos do previsível. Em vez de tocar o chão e ali ficar, a folha disparou verticalmente rumo ao céu, em rodopios frenéticos, lançada de um lado a outro e… dobrou a quina do meu prédio. Quando menos esperava perdi de vista a folhinha.

Aquela folhinha me fez pensar sobre a vida do cristão. Há um caminho natural a seguir, graças a forças da gravidade espirituais. Esse caminho na vida do crente em Jesus é o Céu, a eternidade junto ao Pai. Mas, sem que esperemos, de repente ocorrem imprevistos em nossa jornada que nos lançam a toda força na direção contrária. Somos cirandados, lançados de um lado para o outro, tragédias acontecem sem aviso ou controle e quando menos esperamos nos vemos envolvidos em situações e problemas que nos afastam do caminho natural do cristão.

Mas, tão de repente como esses problemas e imprevistos surgem, Deus pode fazer com que desapareçam, encaminhando seus filhos novamente numa trajetória suave e embalada rumo à glória e à paz celestiais. Uma caminhada calma. Sem  sobressaltos. Que de tão tranquila pode até desviar nossos olhos para outros aspectos da vida.

Mas no Reino de Deus imprevistos são algo bem comum. E quando achamos que tudo está em paz vem o turbilhão e nos lança num vendaval de pecado, dúvidas, falta de fé, frieza espiritual ou materialismo e, se não tomarmos cuidado, seremos levados até desaparecermos em alguma esquina da alma. E, então, só Deus sabe o que pode ocorrer e onde podemos parar.

Naquele dia eu olhava pela janela enquanto esperava minha esposa terminar de se arrumar para irmos a um compromisso. Não demorou muito, ela chegou e seguimos, a folhinha completamente esquecida das minhas
atenções. Fechei a janela, pegamos o elevador e ganhamos a rua. Enquanto minha esposa fazia sinal para um táxi, algo captou meu olhar.

Era a folhinha.

Eu a reconheci pelo formato e as cores – era ela, sem dúvida. E estava pousada no chão, quietinha, plácida, em paz, num lugar qualquer da calçada. Eu sorri.

Enquanto o táxi se afastava, eu pensava que, por mais que os ventos soprem e lancem o cristão de um lado para o outro, desafiem a lógica, criem situações complicadas e a sensação seja como a de uma indefesa folhinha perdida no meio do vendaval descontrolado da vida, mais cedo ou mais tarde Deus dará um jeito de fazer tudo se acalmar e a paz voltará a reinar.

E a folhinha?

Encontrará seu repouso no exato lugar em que Deus queria que ela repousasse desde o início.

Paz a todos vocês que estão em Cristo.

Escrito por: Mauricio Zágari

Comente

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário

Notícias

25-10-2010 20:35
    Estevam ameaçou a Folha Renascer de entrar na justiça para que o site saia do ar. Recebemos um email do senhor advogado Luciano Louro,...
24-10-2010 19:56
  COMUNICAR ERRO   No culto de Celebração da Família deste domingo (24/10), o apóstolo Estevam disse: "Estamos vivendo o apocalipse". De...
24-10-2010 08:35
  COMUNICAR ERRO   Caroline Celico usou seu Twitter na ultima terça-feira (19) para desmentir os cada vez mais frequentes rumores de que...
19-10-2010 20:12
  COMUNICAR ERRO   O apóstolo Estevam Hernandes foi eleito o melhor compositor do ano de 2010. André Valadão, Luiz Arcanjo, Kátia Gomes...
17-10-2010 20:33
  COMUNICAR ERRO   Em texto publicado no blog, Carol Celico esposa do jogador Kaká desabafa: "Confiei no que me falavam". Leia:   Ele...
16-10-2010 20:54
COMUNICAR ERRO     Assista o culto de Poder realizado no ultimo dia 13 de outubro, quarta-feira, em Israel as margens do Mar da Galiléia....
16-10-2010 13:04
   COMUNICAR ERRO   Pesquisa realizada por diversos meios de comunicação sendo: revistas, jornais, internet, twitter, orkut, msn e...
14-10-2010 20:04
   COMUNICAR ERRO   Denúncia do site Púlpito Cristão sobre a ligação do Bispo Manoel Ferreira, da Assembléia de Deus, com o líder da...
14-10-2010 19:31
     COMUNICAR ERRO    Foto: Em julho de 2010 Kaká e Celico estiveram no show do 50 cent em São Paulo     No dia...
10-10-2010 11:53
  COMUNICAR ERRO   Na abertura do jejum das portas de Pedro, que aconteceu na noite de sábado, dia 9 de outubro, o apóstolo Estevam...
10-10-2010 10:02
    COMUNICAR ERRO   No dia 13 de outubro, a Renascer será mais uma vez pioneira: transmitirá ao vivo direto de Israel o "Culto de...
10-10-2010 09:34
  COMUNICAR ERRO   Foto do Espaço Renascer logo após o suposto desabamento. Enviado por Celso   Moradores vizinhos ao templo da...
09-10-2010 09:45
    COMUNICAR ERRO     NOVO DESABAMENTO EM TEMPLO SERIA O MOTIVO DA SAÍDA; ASSESSORIA DO JOGADOR NÃO COMENTA O jogador estaria ...
06-10-2010 22:27
    No culto na Igreja Batista da Lagoinha, Bispa Sonia se emociona e faz acusações duras contra médico que fez cirurgia no Bispo Tid. A...
06-10-2010 20:05
  COMUNICAR ERRO   A Igreja Renascer em Cristo realiza, no dia 8 de outubro, a 5ª Fight Night Renascer. O...
05-10-2010 20:36
  COMUNICAR ERRO    Foto: Apóstolo Estevam e Bispo Lala na reforma do Espaço Renascer que será entregue dia 30 de...
04-10-2010 20:19
   COMUNICAR ERRO   Foi divulgado um vídeo no culto de Celebração da Família do ultimo domingo, 03 de outubro, que as obras de...
02-10-2010 09:15
    COMUNICAR ERRO   No twitter o líder da Igreja Renascer em Cristo afirmou que votará na Marta Suplicy para o cargo de senador. "Meu...
25-09-2010 12:41
   COMUNICAR ERRO   Segundo as ultimas informações repassadas a  Folha Renascer , o Bispo Felippe mais conhecido como Tid, segue...
24-09-2010 20:42
   COMUNICAR ERRO   A promessa do Apóstolo Estevam surtiu efeito. Depois de muito tempo sem investimento, a Rede Gospel de Televisão...
24-09-2010 19:21
    A Folha Renascer voltou no ultimo dia 09 de setembro com uma nova equipe. O intuito do site não é fomentar fofocas ou intrigas mas...
23-09-2010 18:21
  COMUNICAR ERRO   No culto de poder da ultima quarta-feira, 22 de setembro, o líder da igreja Renascer em Cristo, apóstolo Estevam...
22-09-2010 20:13
  COMUNICAR ERRO   A ONG Transparência Brasil divulgou uma lista dos 36 deputados federais com faltas excessivas nas sessões plenárias e...
18-09-2010 22:17
  COMUNICAR ERRO   Igreja Renascer em Cristo continua crescendo Emissora da Igreja Renascer apareceu pela primeira vez no ranking das...