Visão Renascer sobre Dízimos

20-02-2010 15:03

Nesse artigo iremos abordar o dízimo na visão da Igreja Renascer em Cristo. Para saber mais participe da Escola de Profetas, ligue para 0300-210-1212 ou procure uma igreja Renascer mais próxima.

 

 

Dízimo e Ofertas - Manutenção e ampliação do reino de Deus sobre a terra.

 

Malaquias 3:10-12 "Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança.Também por amor de vós reprovarei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; nem a vossa vide no campo lançará o seu fruto antes do tempo, diz o Senhor dos exércitos.E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o Senhor dos exércitos."

 

O dízimo e as ofertas são um dos assuntos mais controversos existentes entre as pessoas, tanto entre aquelas que estão fora, como também, infelizmente, entre muitos cristãos mal informados.

Não obstante, a questão de ofertar a Deus é uma das mais tratadas ao longo de toda a Palavra, desde a fundação do mundo, passando por todo o antigo Testamento, pela época em que Jesus esteve na terra e até hoje, a época da graça, na qual trabalhamos para estabelecer o Seu Reino e aguardamos a Sua vinda.

Além da natureza humana ser egoísta quando não tratada por Deus, há também a questão da desinformação e do preconceito quanto a esse importantíssimo principio espiritual; além disso, há uma ordem e uma lei que não apenas regula esta matéria da contribuíção para sustento da Causa, como também todas as relações humanas: "é a lei do amor"

O dízimo é, também, um desafio à fé.

Quem faz o desafio é Deus. E o faz prometendo abrir as janelas do céu e derrabar bençãos incontáveis, de tal maneira que os nossos celeiros se tornarão pequenos para contê-las.


O que é dízimo?

 

O dízimo é uma consagração que fizemos ao Senhor como demonstração da nossa aliança para com Ele.

Ao contrário do que se pensa, o dízimo não procede da lei, porém é muito anterior a ela e procede de um coração grato a Deus, que reconhece Sua superioridade e o Seu livramento, que preza por Sua aliança e esforça-se por mantê-la.

Veja, por exemplo, o servo de Deus, abraão que, após haver logrado bom êxito em uma difícil batalha, reconheceu a Mão de Deus em sua vida e consagrou, das primícias, aquilo que havia recolhido da guerra:

 

Gênesis 14:17-20 " Depois que Abrão voltou de ferir a Quedorlaomer e aos reis que estavam com ele, saiu-lhe ao encontro o rei de Sodoma, no vale de Savé (que é o vale do rei). Ora, Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; pois era sacerdote do Deus Altíssimo; e abençoou a Abrão, dizendo: bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Criador dos céus e da terra! E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos! E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo."

 

Quem havia dito a Abraão que lhe era necessário consagrar o dízimo?

Qual era a lei existente que regulava essa questão, para que Abraão se espelhasse nela, visto que a Lei veio por meio de Moisés, sendo Abraão bem anterior a ele e, consequentemente, à Lei?

 

O que regulava era a lei do amor, do reconhecimento, da fidelidade e da aliança que havia no coração de Abraão.

 

O dízimo é uma dívida que temos para com Deus

 

Hebreus 7:4-5 "Considerai, pois, quão grande era este, a quem até o patriarca Abraão deu o dízimo dentre os melhores despojos.E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar os dízimos do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que estes também tenham saído dos lombos de Abraão"

 

Embora hoje saibamos ser o dízimo algo estabelecido posteriormente pelo próprio Deus, sendo mesmo uma dívida que temos para com Ele e para com Sua Casa, ainda assim o Senhor, e mesmo a própria Igreja, não nos obriga a pagá-lo.

O que acontece, porém, são as consequências daquilo que habilitamos através de nossas atitudes - seja a bênção de Deus, através de nossa fidelidade ou o devorador, por meio de nossa omissão.

Se no caso do povo, o dízimo é uma dívida que temos com o Senhor, em se tratando de oficiais, ministros na Casa de Deus, essa questão é indiscutível, visto que nós (pastores, presbíteros, apóstolo,bispo,diácono, levita etc)somos os canais que habilitamos a bênção sobre o povo ou a retemos através das posturas que tomamos; por essa razão, é inconcebével na visão Renascer, um oficial que não seja dizimista.

 

Roubará o homem a Deus?

 

Malaquias 3:8-10: "Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas.Vós sois amaldiçoados com a maldição; porque a mim me roubais, sim, vós, esta nação toda.Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança."

 

 

Visto ser uma dívida e uma obrigação que temos para com o Senhor, e isso porque administramos em nossas mãos os Seus valores, a retenção dos dízimos, e bem assim das ofertas, é biblicamente considerada como roubo que cometemos contra o próprio Deus e contra a Sua obra, além, é claro, de ser algo que fazemos contra nós mesmos.

 

Como deve ser o dízimo do servo de Deus?

 

Vejamos, conforme a Palavra nos orienta, a regulamentação de como o dízimo deve ser efetuado:

 

1- A contribuíção tem de ser voluntária

 

2 Corintios 9:7 "Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria."

 

Mesmo sendo um dívida que temos para com o Senhor, o valor espiritual do dízimo é anulado se for entregue por constrangimento ou obrigatoriedade; ao contrário, é necessário àquele que entrega, ter o entendimento amplo do que significa sua aliança com Deus, a fim de que possa contribuir com alegria e, assim, ser abençoado por isso.

 

2 - Tem de ser metódica

 

Eclesiastes 11:6 "Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retenhas a tua mão; pois tu não sabes qual das duas prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão, igualmente boas."

 

Ser metódica é o oposto de ser esporádica ou ocasional.

A entrega do dízimo a Deus deve ser constante. A Palavra de Deus nos diz para trazermos "todos" os dízimos à Casa do Tesouro e isso, à medida que os rendimentos forem chegando à nossas mãos.

A forma correta de entregarmos o dízimo é consagrar as primícias, ou seja, tudo aquilo que você receber, antes de qualquer outro uso, separe a parte correspondente ao Senhor.

 

3 - Deve ser a primícia (primeira e melhor parte), a décima parte daquilo que vem às nossas mãos.

 

1 Corintios 6:2: "No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder, conforme tiver prosperado, guardando-o, para que se não façam coletas quando eu chegar.

 

Diferente das ofertas, cujos valores são entregues conforme aquilo que o Senhor ministra em nossos corações, o dízimo tem seu valor já estabelecido, de forma que todos dêem proporcional àquilo que temos ou recebemos, seja suas posses.

A palavra "dizimo" significa dez por cento ou a décima parte. Sendo assim, o dízimo sempre será proporcional àquilo que temos ou recebemos, seja muito, seja pouco.

O dízimo não é um princípio monetário, mas espiritual para aqueles que têm com ele uma aliança.

 

4 - Tem de ser efetuado na Casa do Senhor

 

Malaquias 3:10: "Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança."

 

Embora haja muitos necessitados e, diante disso, muitos corações possam inclinar-se em entregar na forma de esmolas os seus dízimos, devemos dizer que essa prática, embora bem intencionada, não é bíblica e contradiz os preceitos da própria Palavra com relação ao dízimo.

 

Alguns princípios que regulam o dízimo

 

a) Deus é o dono de todas as coisas

Salmos 24:1: "Do Senhor é a terra e a sua plenitude; o mundo e aqueles que nele habitam."

Deuteronômio 14:28-29: "Ao fim de cada terceiro ano levarás todos os dízimos da tua colheita do mesmo ano, e os depositarás dentro das tuas portas.Então virá o levita (pois nem parte nem herança tem contigo), o peregrino, o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o Senhor teu Deus te abençoe em toda obra que as tuas mãos fizerem."

 

 

b) A prática do dízimo nos dá autoridade contra o devorador

Joel 1:4: "O que a locusta cortadora deixou, a voadora o comeu; e o que a voadora deixou, a devoradora o comeu; e o que a devoradora deixou, a destruidora o comeu."

 

O profeta Joel fala de quatro tipos de gafanhotos (demônios) que viriam sobre o povo para tirar-lhes a condição de benção e da prosperidade. São eles: o cortador, o migrador, o devorador e o destruidor - e isso tudo por causa do pecado obstinado do povo, na qual os valores de sustento do templo foram totalmente negligenciados (ler Joel 1)

 

"Alegrai-vos, pois, filhos de Sião, e regozijai-vos no Senhor vosso Deus; porque ele vos dá em justa medida a chuva temporã, e faz descer abundante chuva, a temporã e a serôdia, como dantes. E as eiras se encherão de trigo, e os lagares trasbordarão de mosto e de azeite. Assim vos restituirei os anos que foram consumidos pela locusta voadora, a devoradora, a destruidora e a cortadora, o meu grande exército que enviei contra vós."

 

Após o arrependimento do povo, Deus promete novamente trazer a bênção e repreender três gafanhotos que tinham vindo sobre a terra: o cortador, o migrador e o destruidor.

Mas e quanto ao devorador?

O devorador é a entidade da própria terra que se habilita e ganha forças contra nós, através da nossa própria negligência aos valores do Senhor ou, em outras palavras: os únicos que podem habilitar o devorador são os próprios servos de Deus quando retêm aquilo que pertence ao Senhor, sendo que o único que pode repreendê-lo é o próprio Deus e Ele o faz mediante uma atitude nossa de aliança chamada "Dizimo".

 

 Malaquias 3:10 -11: "Forjai espadas das relhas dos vossos arados, e lanças das vossas podadeiras; diga o fraco: Eu sou forte. Apressai-vos, e vinde, todos os povos em redor, e ajuntai-vos; para ali, ó Senhor, faze descer os teus valentes."

 

Nesse texto mostra o gafanhoto que estava faltando ser repreendido, agora sendo repreendido pelo próprio Deus mediante a atitude do povo de trazer todos os dízimos à Casa do Tesouro.

 

c) Quando as primicias são santas, todo o restante será santo

 

Romanos 11:16: "Se as primícias são santas, também a massa o é; e se a raiz é santa, também os ramos o são."

 

Em breve este artigo continuará, próximo tema "Ofertas na Visão Renascer"

Fonte: Folha Renascer

Livro base: Bíblia Apostólica e Livro Escola de Profetas - Formação de Oficiais

Notícias

04-12-2013 13:14
WebChat COMUNICAR ERRO   Neste sábado (7/12), a partir das 17h30, todos os oficiais da Igreja Apostólica Renascer em Cristo estarão...
01-12-2013 20:10
WebChat COMUNICAR ERRO   Paul Franklin Crouch , co- fundador da Trinity Broadcasting Network , morreu aos 79 anos , de acordo com o site...
29-11-2013 14:26
WebChat COMUNICAR ERRO   A  UM Entretenimento, empresa responsável pelas mídias sociais da Universal Music Christian Group,...
27-11-2013 12:14
WebChat COMUNICAR ERRO   Azedou a relação entre o Palácio do Planalto e a cúpula do Exército brasileiro. Sem que a presidente Dilma Rousseff...
26-11-2013 21:22
WebChat COMUNICAR ERRO O bispo Tid que completa 35 anos de idade continua internado, segundo informações o filho do líder apóstolo Estevam e Bispa...
25-11-2013 12:30
WebChat COMUNICAR ERRO Dignidade, restauração e um caminho de libertação. São estes os principais objetivos do Centro de Recuperação Renascer...
24-11-2013 19:55
WebChat COMUNICAR ERRO O site UOL pertencente ao grupo Folha de São Paulo, trouxe recentemente matéria em que debocha dos cristãos e em especial da...
24-11-2013 19:19
A igreja Renascer em Cristo lançou recentemente o "Clube Gideão. Agora quem contribuir com as obras assistencias da extinta fundação Renascer, terá...
19-11-2013 17:54
WebChat COMUNICAR ERRO A Universal Music Christian definiu a data e o local do lançamento do novo trabalho do Renascer Praise, maior grupo de...
19-11-2013 17:19
Com base no tema "Os Campos Estão Brancos", começa nesta terça-feira (19/11), o “Jejum da Abundância dos Lagares”. A abertura da campanha...
18-11-2013 18:56
De acordo com membros da Renascer Bahia,  o "Bispo" Jefferson Hernandez, deixou a Bahia e retornou à São Paulo depois de ser acusado de desviar...
03-07-2013 19:42
No próximo dia 20 de julho, a partir das 19 horas, acontece um dos eventos mais esperados do ano: o lançamento do CD Sejam Cheios do Espírito...
07-04-2013 12:06
A oferta de amor por aquilo que se deseja foi ministrada pelo apóstolo Estevam Hernandes neste sábado (6/04) durante a Ceia de Oficiais do mês de...
22-03-2013 19:35
Hoje, 22 de março é a data em que se comemora o aniversário do líder da Igreja Renascer em Cristo, Apóstolo Estevam Hernandes, líder evangélico,...
20-03-2013 19:55
WebChat COMUNICAR ERRO O Reborn Team, ministério de artes marciais da Igreja Renascer em Cristo, realizará no próximo dia 13 de Abril a 1ª edição do...
19-03-2013 21:51
WebChat COMUNICAR ERRO Em parceria com a Rede Super de Televisão, o Renascer Prime transmitirá o 14º Congresso de Louvor e Adoração Diante do Trono...
19-03-2013 21:32
WebChat COMUNICAR ERRO Faltam poucos dias para o “Encontro de Casais”, retiro, que acontece do dia 28/04 a 01/05, no Thermas Olimpia Resort, em...
17-03-2013 10:04
WebChat COMUNICAR ERRO Justiça Um membro entrou na justiça contra a Igreja Renascer em Cristo e  bispa Sonia Hernandes. A fiel pede ...
16-03-2013 16:18
WebChat COMUNICAR ERRO Os moradores do Condomínio Edifício Perobas entraram na justiça pedindo o fechamento da Igreja Renascer Regional Jabaquara e...
16-03-2013 13:54
WebChat COMUNICAR ERRO Em comemoração ao aniversário do município de Cotia (SP),  a arena da Festa do Peão de Boiadeiro, festividade...
15-03-2013 20:47
Vem aí a primeira balada do ano de 2013: "O2 BlackOut" que reunirá música eletrônica, sertanejo, axé, funk e black. Presença confirmada de: DJ MP7,...
15-03-2013 12:13
Tidos como o pulmão da Renascer, os jovens do O2 abriram a nova temporada do programa na Rede Gospel de Televisão, dançando o "Harlem Shake". O que...
13-03-2013 19:29
Nesta quinta-feira (14), começa em todas as igrejas Renascer em Cristo o “Jejum dos Montões”. A abertura da nova campanha será realizada em três...
12-03-2013 19:21
Hoje, 12 de março, é uma data muito especial para a Igreja Renascer em Cristo. A instituição completa 27 anos de existência. Fundada na casa do...
1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>