Semente Boa, Arvore Má

24-05-2011 21:00

 

Tem coisa que realmente não combina, mas as vezes insistimos em colocar junto, e ainda ficamos torcendo para que de certo. Quem não conhece a  sua origem, pode se frustrar com o  seu destino, mas para quem discerniu anteriormente, não existem surpresas, somente os tristes resultados de fracassos pré anunciados.

No Éden havia uma arvore má, mas que tinha o nome de bem, misturado ao conhecimento e ao mal. Jesus no sermão da montanha, falou da arvore boa, que dá fruto bom, e da arvore má que dá mau fruto, e que pelo fruto seriamos conhecidos. Mas será necessario aguardar o fruto, que obviamente vai indicar a verdadeira identidade da arvore, ou existe a chance de conhecermos a arvore a partir da semente que vai gerar aquele fruto ?

Para quem vê a arvore plantada, e não sabe a sua origem, tem que esperar a chegada do fruto para eliminar a sua dúvida. O experiente agricultor,entretanto, que ja viu a história se repetir mil vezes, sabe ao ver a arvore, qual semente é que foi semeada,e o que se pode esperar dali.

Ninguem perde tempo orando para que o pessegueiro, produza mangas, esta oração é inútil, pois o potencial da semente, vai se manifestar no fruto. A macieira não despreza o abacateiro, e fica orando aos céus para que ela nunca tenha aquela aparencia de um fruto verde que não mais amadurece…

A semente  sempre esteve na revelação da biblia relacionada com a palavra, e o semear do mal, a ação do inimigo que semeou, enquanto dormiam os que deveriam guardar o campo.(falhas desde Adão…) .

O inimigo semeia a contenda, semeia o espirito de divisão, semeia a arrogancia, semeia a corrupção. Trigo e joio crescem juntos, mas desde o seu inicio o fim de cada um é conhecido e definido.

  Toda arvore, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo, pelos seus frutos os conhecereis(Mat.7:19), e na sequencia Jesus afirma das surpresas, daqueles que esperariam ser reconhecidos mas ouvirão :-Nunca vos conheci (Mat.7:23). Conhecimento em Hebraico (daat) significa intimidade, ser conhecido de Jesus, é ter tido intimidade com o seu Espirito, muito além do conhecimento cognitivo religioso.

Ao reconhecerem que havia joio no campo os servos, indagaram ao dono da casa: Senhor, não semeaste , a boa semente no teu campo? donde pois vem o joio ? queres que vamos e arranquemos ? a resposta clara: Um inimigo fez isto, e completou sabiamente :- Deixai crescer juntos, e na colheita cada um terá o seu destino. Não arranqueis agora, para que com o joio, não venha também o trigo. Jesus aborda, não somente a questão da origem, mas também o risco da contaminação, e a ação do escândalo. Tudo isto consequencia do uso, da semeadura das palavras indevidas e não discernidas na sua origem.

Se a arvore do conhecimento trouxe a Adão e Eva distância de Deus,  desejo de fuga e de se esconder, fica evidente que esta colheita foi resultado do fruto da palavra do inimigo, que foi semeada para dentro deles. Se a nossa palavra tem origem em Deus, o fruto só pode ser o do Espirito, pois em cada fruto encontramos mais sementes que terão o mesmo destino quando forem semeadas sem perda de identidade.

Porque, pelas tuas palavras,serás justificado, e pelas tuas palavras serás condenado. (Mat.12;37)

Conhecer a origem das palavras e o seu fruto correspondente, passa a ser a grande tarefa de cada um de nós. Adão no Jardim usou a palavra para  nomear e identificar todas as arvores, e a sua tarefa era guardar o jardim. Já que ele não precisava regar, pois subia um vapor da terra, a função de Adão era só discernir os frutos e conhecer as sementes. Observar as palavras e  discernir os resultados, ele infelizmente falhou.Mas Jesus o ultimo Adão foi o verbo perfeito que veio nos ensinar a falar e a profetizar ! e a produzir os resultados esperados por Deus.

O contexto de mat.12, é o mesmo da arvore boa e da arvore má ,sendo que agora Jesus denuncia os fariseus religiosos nomeando-os de Raça de víboras ! (12:34) como podeis falar coisas boas, sendo maus !

O mistério fica revelado, quando se entende que o mau, que tem origem em satanás e na essencia do espirito de acusação (satan em hebraico significa acusador), pode falar coisas que são boas, mas que nunca foram para quem as proferiu uma VERDADE .

Conclui-se portanto, que a mistura e a confusão são a especialidade de satanás, que engana a todos com as palavras da religião e os juizos humanos sobre a origem das pessoas, quando a realidade, que é Jesus, o Verbo que se encarnou, a propria essencia da palavra que habitou entre nós, vai usar a verdade , e nos libertar da confusão e da mentira, que tem 100%origem em satanás.

Quando alguém diz que voce é do diabo, está equivocado.Ainda que o pecado, que é o desvio da trajetória (palavra pecado em hebraico significa, errar o alvo) tenha lhe dominado,e todo pecado procede de satanás, voce se livra daquilo que procede dele, porque toda criatura viva foi produzida por Deus.

Se as suas escolhas foram induzidas pelo inimigo, Jesus se encarnou como verbo, justamente para desfazer as obras do diabo, (Ijo3:8) naqueles que são criaturas de Deus, e lhes deu o poder de serem feitos agora Filhos de Deus ! (este é o objetivo da revelação de João 1 de 1-12) voce não se nomeia mais filho das trevas, voce nasceu na luz do Senhor e tem agora um novo nome !. O inferno é para o diabo e seus anjos, seres humanos não foram projetados para viver lá, ainda que isto possa vir a acontecer como consequencia da rejeição do plano maravilhoso de Deus.

Jesus, entrega para Pedro as chaves do reino,para que ele ligasse e desligasse na terra e no céu, e 5 versiculos depois o próprio Jesus dizia novamente a Pedro:-Arreda, satanás ! (Mat.16:19-23).

Pedro era arvore boa, mas a palavra que ele proferiu não tinha origem em Deus, aquela semente má, iria desviar Jesus da sua trajetória de ir a cruz, onde Ele iria aniquilar todo escrito de divida que nos era contrário e toda a acusação do inferno. Jesus, o que concedia as chaves para ligar e desligar, para definir o falar com o sim, sim e com o não, não, agiu naquele momento denunciando o sim, não de Pedro, e a mistura que existia no seu falar.

Tiago, irmão de Jesus, declara verdades nos 5 capitulos da sua epistola, que derramam muita luz, sobre as misturas (mais uma vez, detalhes no livro das trajetórias). Ele começa declarando que  toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do Alto, do Pai das luzes, em quem não pode existir variação  ou sombra de mudança. (Tg.1:17). A sombra aparece, pois a trajetória da luz, a projeta na superficie da terra, evidenciando os movimentos. Na nossa dimensão sempre teremos a variação, que está ligada ao tempo. Mas existe uma luz, que está acima, e quando nós a conhecemos, não nos importamos com a variação e a mutabilidade de todas as coisas.

 Jesus como luz, não se importava com as variações de Pedro, Ele já enxergava alguem maduro, pela palavra que havia sido semeada nele. Ele enxergava o Pedro do Pentecostes lançando a rede para 3 mil, Ele enxergava o que iria vencer as instabilidades, e iria ensinar a todos que ainda que satanás andasse em derredor rugindo como leão, o Deus de toda graça, iria em Cristo Jesus, nos aperfeiçoar,firmar, fortificar e fundamentar, porque a Ele seja o dominio pelos séculos dos séculos (I Pe.5:8 -11).  Jesus como luz do mundo, está acima do sol, que cria a noite e os dias ( leia postagem anterior).

Tiago descreve a importancia de praticarmos a palavra, e não sermos somente ouvintes, mas operosos praticantes da lei da liberdade, chamada por ele de lei perfeita (Tg.1:22-25).

Em cada um dos 5 capitulos Tiago fala da palavra e como usa-la com sabedoria, fala novamente da lei perfeita, que é a lei da liberdade no final do capitulo 2,porque sofre o juizo, aquele que não usa de misericórdia, mas a misericórdia triunfa sobre o juizo (Tg.2:12-13) Os misericordiosos alcançarão misericórdia.

Ainda para nos fazer entender das misturas Tiago ministra: -Uma mesma fonte não pode jorrar benção e maldição (Tg.3:10-12), Resisti ao diabo e ele fugirá de vós (Tg.4:7). O lavrador aguarda com paciencia o  precioso fruto da terra(Tg.5:7). Além de tudo o que ele ensina sobre a verdadeira sabedoria, que nada tem a ver com diplomas academicos(eles servem para outras coisas), e cada revelação que nos ajudam neste tempo de graça a desfazer as misturas, e a não nos precipitarmos nos juizos,mas a entender a riqueza que temos em semear a palavra de Deus, e a nossa responsabilidade em aprender a falar discernindo o que é espiritual com o que é próprio ao Espirito (Icor.2:4-13, texto longo mas vale a pena cada palavra para ser discernida).

A maior prova de que voce é trigo, é que voce suporta o joio, não se contamina, não se perturba com o crescimento dos outros, não julga pelos seus interesses ou posições particulares, não se defende nas razões e elocubrações humanas. O ultimo versiculo de Tiago, (5:20), fala da correção das trajetórias, Se alguém se desviar da verdade,e alguém o converter,sabei que aquele que converter o pecador do seu caminho errado, salvará da morte a alma dele e cobrirá a multidão de pecados, Pedro também sabia que o amor é quem cobre a multidão de pecados (IPe.4:8) Salomão em provérbios 10:12, traduz o mesmo sentimento.

A sua palavra será cheia de amor, não haverá espaço para ódio e contenda na sua comunicação.Voce não será canal de semeadura de contendas entre irmãos,(Pv.6:16-19), voce preservará o corpo de Cristo,Ele é grão de trigo, que semeado na morte, colhe na ressurreição muito fruto (Joao 12:24) que é o seu próprio corpo do qual eu e voce fazemos parte.Voce está ligado a arvore certa, e julgando-se a si mesmo, garantirá uma trajetória de vitória para tudo aquilo que o Senhor desejou que voce testemunhasse.

 A primeira coisa que Deus chama de boa, no terceiro versiculo da biblia foi a luz.  Somente através dela, marca do oxigenio da comunhão (Ijo1:7),teremos a vitória sobre toda e qualquer mistura. O mal não vai impedir a sua trajetória, os religiosos não vão brecar voce com as suas acusações, a Luz já lhe alcançou e os seus passos vão confirmar quem voce é. Arvore boa, semente boa, que não teme a mistura, que não se deixa vencer do mal, mas vence o mal com o bem(Rom.12:13), que não pratica o mal contra o próximo, que descobriu que o cumprimento da lei é o amor (Rom13:8-10) que caminha na liberdade, conhece e é conhecido, pois a semente que está em voce manifesta o fruto do Espirito que é o Amor, sem mistura, mas acompanhado por alegria, paz,longanimidade,benignidade,bondade,fidelidade,mansidão e dominio próprio.Contra estas coisas, não há lei (Gal.5:22-23). Que todos se alimentem deste fruto, a mistura não venceu voce !

 

Escrito por: Bispo Betão

Notícias

28-02-2010 12:11
COMUNICAR ERRO   FOI DEUS QUE ME TOCOU PARA SAIR   Zé Bruno deixa Renascer por motivos pessoais. Hernandes...
26-02-2010 12:52
  COMUNICAR ERRO Foi uma notícia inesperada, tanto para os membros da Igreja quanto para os líderes. A Folha...
25-02-2010 14:45
  COMUNICAR ERRO     Na noite desta quarta-feira (24/02) o apóstolo Estevam comoveu os presentes no culto...
18-02-2010 18:44
COMUNICAR ERRO        Na noite desta quarta feira (17/12) o Apóstolo Estevam divulgou que uma equipe...
30-01-2010 18:30
 COMUNICAR ERRO   Segundo as ultimas informações repassadas à Folha Renascer, o Bispo Tid apresentou pequena melhora saindo da UTI...
16-01-2010 17:07
    A Folha Renascer nasceu com o propósito de divulgar a Igreja Renascer em Cristo. Ao longo do tempo percebemos que o Ministério de...
<< 23 | 24 | 25 | 26 | 27