O deserto

19-02-2012 10:47

O deserto foi bem ligado com o início do ministério de Jesus. No livro de Marcos, a palavra 'deserto' é usada quatro vezes nos primeiros treze versículos (Versículos 3, 4, 12, 13 no original. Em diversas traduções portuguesas a palavra 'deserto' não aparece no v. 13, mas aparece nos textos gregos), mas não é usada mais nenhuma vez depois. Qual tipo de lugar era o deserto?

 

Lugar de infertilidade

João pregou no deserto, que segundo a profecia de Isaías 40:3-5, foi mal preparado para a chegada da glória do Senhor. O deserto foi o lugar lógico para o trabalho de João porque simbolizava os corações do povo, corações secos e mortos. Ele veio para tirar as barreiras espirituais do povo que poderiam impedir a vinda do Messias. Foi uma tarefa formidável: "Todos os vales serão levantados, todos os montes e colinas serão aplanados; os terrenos acidentados se tornarão planos; as escarpas serão niveladas" (Isaías 40:4). Para realizar esta transformação João veio para este povo árido pregando arrependimento (Mateus 3:2, 7-10). O arrependimento em que João insistiu não era nada despreocupado, mas envolveu uma reorientação radical da vida (note Lucas 3:10-14). Tornar este deserto num lugar frutífero exigiria mudanças em todo aspecto do dia-a-dia do povo. Pessoas hoje estão em situações parecidas e para qualquer pessoa estar preparada para Cristo na sua vida, tem que estar disposta a mudar sua vida em todo sentido.

 

Lugar de simplicidade

A vida de João combinava bem com o deserto em que habitava. Ele usava roupas feitas de pêlos de camelo com um cinto de couro e se alimentava com gafanhotos e mel silvestre. Evidentemente, João não tinha outro alimento nem outra roupa à sua disposição no deserto. É claro que João não valorizou nem bens, nem conforto, nem honra. Nós estaríamos dispostos a sermos chamados para o deserto? Diversos discípulos tiveram que passar por severas aflições; Paulo, por exemplo: "Até agora estamos passando fome, sede e necessidade de roupas, estamos sendo tratados brutalmente, não temos residência certa e trabalhamos arduamente com nossas próprias mãos....Até agora nos tornamos a escória da terra, o lixo do mundo" (1 Coríntios 4:11-13). O escritor de Hebreus cita outros exemplos: "Outros enfrentaram zombaria e açoites; outros ainda foram acorrentados e colocados na prisão, apedrejados, serrados ao meio, postos à prova, mortos ao fio da espada. Andaram errantes, vestidos de pele de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos e maltratados. O mundo não era digno deles. Vagaram pelos desertos e montes, pelas cavernas e grutas" (Hebreus 11:36-38). Nem todo servo de Deus sofre tudo isso na vida, mas para servir ao Senhor temos que estar dispostos a passar por severas tribulações, colocar as necessidades dos irmãos acima das próprias luxúrias (Lucas 3:11; 12:33; 14:33), colocar o reino acima de todas as coisas (Mateus 6:33; 8:20), e deixar de nos preocupar com questões de comida e roupa (Mateus 6:25-34; Lucas 10:7-8). A simplicidade de João no deserto serve como desafio para nós.

 

Lugar de libertação

Talvez a idéia do deserto esteja mais ligada com a idéia da libertação e da salvação do que com qualquer outra idéia. Lembramo-nos de como o Senhor soltou os israelitas das garras dos senhores egípcios e providenciou-lhes redenção no deserto: "O povo que escapou da morte achou favor no deserto" (Jeremias 31:2). Do mesmo jeito, nós, ao ficarmos libertados da escravidão do pecado, passamos para o deserto (Oséias 2:14; Apocalipse 12:6, 14). O deserto vem a simbolizar um lugar de salvação da servidão cruel. Que bênção! Infelizmente, a geração dos israelites reclamou do deserto. Repetidas vezes, os israelites se queixaram das dificuldades no caminho e queriam retornar à escravidão egípcia (veja Êxodo 14:11-12; 16:3; 17:3; Números 11:4-6; 14:1-4). Não fazia sentido que eles quisessem voltar para a angústia do Egito. Será que cristãos às vezes passam pelos mesmos sentimentos e almejam a vida que levavam antes de seguir Cristo, a vida do pecado? Quando olhamos para trás ou tentamos ficar com as coisas do passado arriscamos nossa alma: "Naquele dia, quem estiver no telhado de sua casa, não deve descer para apanhar os seus bens dentro de casa. Semelhantemente, quem estiver no campo, não deve voltar atrás por coisa alguma. Lembrem-se da mulher de Ló!" (Lucas 17:31-32).

 

Lugar de prova

Para Jesus, o deserto foi o lugar em que encontrou o Tentador e foi testado. Para os israelitas, o deserto foi o lugar de provação também. Os resultados eram totalmente opostos. Jesus derrotou Satanás em tudo. No caso dos israelitas, todos eles passaram pelo mar e participavam da alimentação providenciada por Deus no deserto; porém, "Deus não se agradou da maioria deles; por isso os seus corpos ficaram espalhados no deserto" (1 Coríntios 10:5). É uma lição forte, porque 603.550 homens saíram do Egito, mas apenas dois deles entraram na terra prometida! No deserto onde 99,99% dos israelitas fracassaram, Jesus venceu. Qual era a diferença? Jesus confiou no Senhor e na Palavra. Ele citou a escritura: "Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus" (Mateus 4:4; veja Deuteronômio 8:3), e mostrou a importância da palavra citando-a cada vez que o diabo se aproximou. Os israelitas, por causa da incredulidade causada por duro coração, caíram "durante o tempo da provação no deserto" (Hebreus 3:8). Como os israelitas, cristãos hoje passaram pelo mar do batismo e participam da ceia do Senhor. Há um sério perigo de que a mesma coisa aconteça hoje: "Essas coisas ocorreram como exemplos para nós ... Essas coisas aconteceram a eles como exemplos e foram escritas como advertência para nós" (1 Coríntios 10:6, 11). No deserto da provação, confiaremos na scritura e venceremos a tentação ou seremos autoconfiantes e cairemos?

 

Lugar de bênção

João, voz que clamava no deserto, anunciou Jesus como aquele que batiza com o Espírito Santo. Vários textos proféticos mostram uma visão do deserto transformado por Deus num lugar bem frutífero (Isaías 35:1, 6; 41:18-19; 43:19-21; 51:3). Especialmente interessantes são os trechos que ligam o novo vigor do deserto com a provisão do Espírito. "A fortaleza será abandonada, a cidade barulhenta ficará deserta ... até que sobre nós o Espírito seja derramado do alto, e o deserto se transforme em campo fértil, e o campo fértil pareça uma floresta" (Isaías 32:14-15). "Pois derramarei água na terra sedenta, e torrentes na terra seca; derramarei meu Espírito sobre sua prole, e minha bênção sobre seus descendentes" (Isaías 44:3). As maravilhosas bênçãos que estão disponíveis em Cristo vêm por causa do trabalho do Espírito Santo que tem sido derramado sobre o povo de Deus (Ezequiel 39:29).

Infelizmente, há muitos equívocos quando pessoas começam a tratar o assunto do Espírito Santo porque elas deixam de distinguir entre as várias responsabilidades do Espírito Santo e as épocas certas em que faz estas obras. Considere este paralelo: No primeiro século Jesus andou na terra em corpo humano, morreu na cruz e apareceu a várias pessoas após sua ressurreição. No século XXI, Jesus não faz nenhuma destas coisas. Mas Jesus ainda existe, opera nas vidas dos seus discípulos, e trabalha hoje. Pelo mesmo jeito, o Espírito Santo no primeiro século operou na vida de Jesus (Mateus 3:16; 12:18, 28), inspirou a autoria dos livros do Novo Testamento (1 Coríntios 2:13; 14:37), e deu dons especiais para várias pessoas (1 Coríntios 12-14). No século XXI, O Espírito Santo não faz nenhuma destas coisas. Mas o Espírito Santo ainda existe, opera nas vidas dos seus discípulos, e trabalha hoje.

Através de Ezequiel, o Senhor profetizou sobre nossa época dizendo: "Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne. Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente às minhas leis" (Ezequiel 36:26-27). Precisamos refletir para verificar que temos o Espírito do Senhor em nós. Nosso coração é macio e sensível à palavra de Deus, ou nossa receptividade à vontade do Senhor parece pedra--fria, dura e petrificada? Andamos nos decretos do Senhor; observamos fielmente as suas leis? Até que ponto o Espírito reside em nós? "...No qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor. Nele vocês também estão sendo edificados juntos, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito" (Efésios 2:21-22). Um cristão cresce para ser cada vez mais santuário do Senhor deixando a palavra do Espírito habitar cada vez mais ricamente no seu coração, dominar cada vez mais fortemente seu andar (Efésios 5:18; Colossenses 3:16), e produzir cada vez mais o fruto apropriado (Gálatas 5:22-23). Demonstramos a presença do Espírito em nós?

Temos muita coisa para aprender no deserto. Jesus conquistou o diabo ali e transformou a aridez em jardim. Aproveitamos esta bênção?

 

-por Gary Fisher

Notícias

01-01-2011 10:26
  COMUNICAR ERRO   Depois que o Apóstolo Estevam da Igreja Renascer em Cristo divulgou na noite da ultima sexta-feira, 31 de dezembro, que...
01-01-2011 02:30
  COMUNICAR ERRO   O ano de 2011 será o Ano Apostólico de Abraão, anunciou o apóstolo Estevam Hernandes no Culto da Virada que acontece no...
30-12-2010 12:41
  COMUNICAR ERRO   Foto: José Bruno muito mais feliz   A Folha Renascer Brasil conversou com o líder da Igreja Casa da Rocha pastor...
29-12-2010 10:29
  COMUNICAR ERRO Foto: "Eu amo você" na lingua de sinais   Mais uma vez a apresentadora Xuxa Meneghel é alvo de suposições relacionadas à...
28-12-2010 22:26
  COMUNICAR ERRO   Criada em 14 de janeiro de 2010 Folha Renascer surpreende e conquista 400 mil visitas   Antes mesmo de terminar o...
28-12-2010 13:31
  COMUNICAR ERRO   Felippe Daniel Hernandes, mais conhecido como Bispo Tid, completa hoje mais um ano de vida. Depois de passar  32...
27-12-2010 12:29
  COMUNICAR ERRO   Foi divulgado pelo diretor da Sony Music, Mauricio Soares, que o Cd e DVD do Renascer Praise 16 é o mais procurado no...
26-12-2010 21:22
  COMUNICAR ERRO   Bíblia Depois de quase cinco anos, finalmente a bíblia escrita pela Igreja Renascer em Cristo será publicada. Desde o...
26-12-2010 12:44
  COMUNICAR ERRO   Ano novo, previsões falhas   O esotérico Nilson afirmou ao jornal Agora São Paulo que o jogador e ex-membro da...
23-12-2010 22:42
  COMUNICAR ERRO   A Folha Renascer fez um levantamento de todos os processos por falta de pagamento que estão tramitando na justiça da...
23-12-2010 19:23
  COMUNICAR ERRO   O aguardado vídeo clip da música Jack, Joe and Nancy in the Mall gravado em Londres pela Banda Resgate já esta no ar. O ...
21-12-2010 22:16
  COMUNICAR ERRO   Há pouco fiquei sabendo a história de um líder evangélico que afirmou ter vergonha da igreja e de que evita contar...
21-12-2010 19:56
  COMUNICAR ERRO   Em 2010 as gafes cometidas pela Igreja Renascer não superou os anos de 2007 e 2008, porém alguns assuntos relacionados a...
19-12-2010 21:49
  COMUNICAR ERRO       Nesse momento de paz, onde todas as pessoas se abraçam, se entendem, se cumprimentam e buscam por novos...
19-12-2010 21:00
  COMUNICAR ERRO   Após internação o Dj Mitchu está aguardando normalização sanguinea para receber alta médica. Mitchu falou sobre o...
19-12-2010 15:09
  COMUNICAR ERRO     A nova sede estadual da Igreja Renascer em Cristo Vila Matilde, na zona leste da cidade, foi reinaugurada neste...
14-12-2010 20:46
  COMUNICAR ERRO   Um dos seguidores do apóstolo Estevam criticou as recentes declarações do José Bruno (Leia Aqui), ex-bispo da Renascer e...
12-12-2010 11:21
  COMUNICAR ERRO   Um pai entrou no quarto onde seu filho estava brincando e assentou-se na cama e em...
11-12-2010 16:53
  O Dj Mitchu ex-membro da Igreja Renascer está internado no hospital SEPACO. Mitchú apresentou na tarde deste sábado, 11 de dezembro, problemas...
11-12-2010 16:11
  COMUNICAR ERRO   Ele foi pastor, passou a ser bispo e agora volta a ser pastor. José Bruno, que também é deputado estadual (DEM), fez...
11-12-2010 15:06
  COMUNICAR ERRO   Alguns membros e ex-membros organizaram para amanhã, 12 de dezembro, uma manifestação no twitter contra o apóstolo...
09-12-2010 20:26
  COMUNICAR ERRO   No ultimo culto de Poder, 8 de dezembro, o apóstolo Estevam teve uma revelação de que uma mãe estaria pretendendo tirar...
07-12-2010 21:01
  COMUNICAR ERRO   Desta vez não foi a velocidade, mas a emoção, que acelerou o coração do piloto Linneu Linardi, da equipe Corinthians...
07-12-2010 20:36
  COMUNICAR ERRO   O meia mal oficializou sua saída de uma Igreja Evangélica e já é alvo de outras entidades religiosas. Visite: Gospel,...
<< 20 | 21 | 22 | 23 | 24 >>