Jovens, ainda somos assim?

12-09-2010 13:03

 


1 João Capítulo 2 Versículo 14: Eu vos escrevi, meninos, porque conheceis o Pai. Eu vos escrevi, pais, porque conheceis aquele que é desde o princípio. Eu escrevi, jovens, porque sois fortes, e A Palavra de Deus permanece em vós, e já vencestes o Maligno.


Quando João escreveu esta epístola, ele tinha alvos específicos a alcançar. Com o crescimento das heresias no primeiro século, ele tenta animar os cristãos da época estabelecendo não só valores, mas também fazendo afirmações a respeito do caráter de Cristo e daqueles que se dispunham a seguí-Lo.

No verso 14 do capítulo 2 ele definiu os alvos e as características deles, mas aos jovens tem um recado especial:

Eu escrevi, jovens, porque sois fortes.

O que poderia ser definido como força neste quesito?


A força do jovem esta justamente no seu poder de escolha, nas suas decisões e no desejo de estar sempre buscando algo superior. Em todos os aspectos da vida da mocidade, responsabilidades surgem em um piscar de olhos e assim seu comportamento começa a ser alterado. Uma vez julgada, uma decisão é posta em prática imediatamente.

Esta força de vontade faz com que o jovem tenha uma força muito maior que as demais pessoas, pois normalmente ele não se acomoda, ele questiona, não aceita imposições e sim opções.

Mas quais são as decisões que o jovem tem tomado hoje?

O mundo em si como seus valores e crenças tem imposto uma carga muito superior aos jovens, seja através da moda, da ciência ou da aceitação em seu meio, o jovem é bombardeado constantemente por todos os lados; seja através da internet ou do grupo em que vive, ele é experimentado em todo o tipo de arte ou cultura, podendo escolher sobre como se vestir, falar, que música ouvir, qual o tipo de personalidade desenvolver e vários outros aspectos que fazem com que o jovem se torne um robô, se enquadrando em todo tipo de “forma” que seu ambiente lhe impõe.

Mas o jovem tem uma característica marcante para João, como ele descreve em outra parte do mesmo verso:

e A Palavra de Deus permanece em vós.


João não coloca dúvida neste aspecto, por saber da força inerente a juventude de cada indivíduo, ele afirma que a palavra de Deus permanece no coração do jovem como algo definitivo, como algo em que o mesmo não poderia esquecer ou desvencilhar.

e já vencestes o Maligno.

Continuando João reafirma a força da juventude com a vitória sobre o maligno, o que me fez pensar e questionar...

Seríamos fortes realmente conforme a afirmação de João?
A Palavra de Deus permanece fielmente em nós?
Vencemos o maligno todos os dias das nossas vidas?

Pense e questione você também...

 

 

Fonte: Webservos

Notícias

28-02-2010 12:11
COMUNICAR ERRO   FOI DEUS QUE ME TOCOU PARA SAIR   Zé Bruno deixa Renascer por motivos pessoais. Hernandes...
26-02-2010 12:52
  COMUNICAR ERRO Foi uma notícia inesperada, tanto para os membros da Igreja quanto para os líderes. A Folha...
25-02-2010 14:45
  COMUNICAR ERRO     Na noite desta quarta-feira (24/02) o apóstolo Estevam comoveu os presentes no culto...
18-02-2010 18:44
COMUNICAR ERRO        Na noite desta quarta feira (17/12) o Apóstolo Estevam divulgou que uma equipe...
30-01-2010 18:30
 COMUNICAR ERRO   Segundo as ultimas informações repassadas à Folha Renascer, o Bispo Tid apresentou pequena melhora saindo da UTI...
16-01-2010 17:07
    A Folha Renascer nasceu com o propósito de divulgar a Igreja Renascer em Cristo. Ao longo do tempo percebemos que o Ministério de...
<< 23 | 24 | 25 | 26 | 27