Jornalista escreve Livro: "Um ano Bíblico"

21-08-2011 21:33

 

COMUNICAR ERRO

 

Em Um ano bíblico, lançado pela Agir, o jornalista norte-americano A.J. Jacobs destaca mais de 700 mandamentos para seguir durante um ano, de forma mais fiel possível. A experiência resulta em um livro divertido e surpreendente. Depois de ler a Enciclopédia Britânica inteira para o livro The know-it-all, Jacobs resolveu ler a Bíblia, do Gênesis ao Apocalipse, para descobrir se o que foi escrito em 1512 a.C. ainda pode ser seguido nos dias de hoje. Não cobiçar a mulher do próximo, não matar, não dizer o nome de Deus em vão, não criar intrigas… Como viver sob essas regras em uma cidade como Nova York? E como segui-las sendo jornalista? O livro foi um best-seller do New York Times.

De família judia e declaradamente agnóstico, o autor se tornou um ultrafundamentalista por um ano, interpretando literalmente os preceitos bíblicos que destacou, dos Dez Mandamentos a outros nem sempre lembrados, como não fazer a barba e não usar roupas que misturem lã e linho. O lado sério da obra é o responsável por mostrar as diferentes perspectivas existentes quando o assunto é religião: Jacobs se vê em uma jornada espiritual, conhecendo fundamentalistas em Israel, Ohio e Kentucky, e entende a excêntrica história religiosa de sua própria família.

 

Leia alguns trechos do livro:

 

TRECHO 1: "Minha barba está crescendo de forma acelerada. Já estou começando a parecer um pouco desleixado, algo entre um hippie do Brooklyn e um desses caras que passa o dia todo ocioso numa loja de apostas em corridas de cavalos. O que está ótimo para mim. Estou gostando de não ter de fazer a barba. Posso estar gastando todo o meu tempo em tarefas bíblicas, mas ao menos não estou desperdiçando três minutos todas as manhãs em frente ao espelho.

Para o café da manhã, pego uma laranja na geladeira. Minha alimentação também será uma coisa complicada ao longo deste ano. A Bíblia proíbe muitas coisas: carne de porco, camarão, coelho, águia e gavião-pescador, dentre outras. Alimentos cítricos, porém, são permitidos. Além do mais, as laranjas existem desde os tempos bíblicos - um de meus livros inclusive afirma que o fruto proibido do Jardim do Éden era uma laranja. Com certeza não era uma maçã, uma vez que não existiam maçãs no Oriente Médio dos tempos de Adão."

 

TRECHO 2: "(...) A Bíblia não especifica o tamanho das pedras, portanto eu usaria pedrinhas minúsculas.

Há alguns dias, recolhi um punhado de pedrinhas brancas do Central Park, que amontoei nos bolsos de trás das minhas calças. Agora, só me faltavam algumas vítimas. Decidi começar por violadores do sabá. Isso é muito fácil de se encontrar nesta cidade viciada em trabalho. Eu reparei que um sujeito barrigudo que trabalha na locadora de automóveis Avis a um quarteirão de nossa casa trabalhara tanto no sábado quanto no domingo. Assim, sob todos os aspectos, ele é um violador do sábado.

Mas eis o problema: mesmo com pedrinhas minúsculas, é difícil demais apedrejar as pessoas.

Meu plano era passar a pé pelo violador do sábado, aparentando indiferença, e então arremessar as pedrinhas de leve às suas costas.

Mas depois de passar algumas vezes por ele sem fazer nada, percebi ser uma má ideia. Uma pedrinha arremessada, por menor que fosse, não passaria desapercebida.

Eis o meu plano revisado: eu fingiria ser desajeitado e deixaria a pedrinha cair sobre o seu sapato. Assim fiz."

 

TRECHO 3: "Não sentar em cadeiras impuras (usadas por mulheres menstruadas) representa um desafio bem maior. Cheguei em casa esta tarde e já estava para desabar sobre minha poltrona oficial de cor cinza, de um material que imita couro, e que fica em nossa sala de estar.

- Eu não faria isso - disse Julie.

- Por quê?

- Está impura. Eu sentei nela. - Ela nem se dignou a levantar os olhos do episódio de Lost gravado em seu TiVo.

Muito bem. Ótimo. Já entendi. Ela continua não gostando das leis sobre a impureza. Mudei para outra cadeira, a de plástico preto.

- Sentei nessa também - disse Julie. - E nas que estão na cozinha. E na poltrona do escritório.

Preparando-se para minha volta para casa, ela sentou em todas as cadeiras do apartamento, algo que me incomodou mas também me deixou impressionado. Parecia como na tradição bíblica das mulheres empreendedoras - assim como Judite, que seduziu o malvado general Holofernes apenas para decapitá-lo quando se encontrava bêbado.

Por fim, sentei-me no banquinho de madeira do Jasper, com seus 15cm de altura, que ela esquecera, de onde digitei meus e-mails em meu notebook, com os joelhos quase encostados no queixo.

No dia seguinte, faço uma busca na internet e descubro uma solução que custa trinta dólares para o problema da cadeira: um assento portátil. Trata-se de um bastão de alumínio que se desdobra num minibanco de três pernas. Ele é oferecido para os idosos, bem como aos "indivíduos que sofrem de asma, artrites, cirurgia na bacia ou na perna, fibromialgia, dores nas costas" e diversas outras indisposições."


 

Comente

Dilma adia legalização de terreiros de umbanda para evitar nova crise

Alexandre 25-08-2011
Dilma adia legalização de terreiros de umbanda para evitar nova crise
Plano seria lançado ontem, mas foi barrado por receio de atritos com Igreja Católica e evangélicos no ano eleitoral

Vera Rosa - O Estadao de S.Paulo
EMPENHO - Desde o ano passado, Dilma tem feito esforços para se aproximar de católicos e evangélicos

BRASÍLIA
Disposta a evitar novos atritos com evangélicos e a Igreja Católica em ano eleitoral, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência, mandou a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial adiar o anúncio do Plano Nacional de Proteção à Liberdade Religiosa. O plano, que prevê a legalização fundiária dos imóveis ocupados por terreiros de umbanda e candomblé e até o tombamento de casas de culto, seria lançado ontem, mas na última hora o governo segurou a divulgação, sob o argumento de que era preciso revisar aspectos jurídicos do texto.

O adiamento ocorre na esteira da polêmica envolvendo o Programa Nacional de Direitos Humanos, que pôs o Palácio do Planalto numa enrascada política, provocando crise dentro e fora do governo. Temas controversos, como descriminação do aborto, união civil de pessoas do mesmo sexo e proibição do uso de símbolos religiosos em repartições públicas, foram alvo de fortes críticas, principalmente por parte da Igreja.

Na avaliação do Planalto, é preciso evitar novos embates que possam criar "ruídos de comunicação" e prejudicar a campanha de Dilma. Desde o ano passado, a ministra tem feito todos os esforços para se aproximar tanto de católicos quanto de evangélicos e já percorreu vários templos religiosos.

"O programa de promoção de políticas públicas para as comunidades tradicionais de terreiro já estava adequado, mas, como é um plano de governo, precisa ser pactuado para não haver constrangimentos", afirmou o ministro-chefe da Secretaria da Igualdade Racial, Edson Santos.

Apesar de dizer que nunca é demais dar "outra passada de olhos" no texto, para maior observância à Constituição e ao Código Penal, Santos não escondeu a decepção com a ordem para suspender o anúncio do plano, que seria feito justamente na véspera do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, comemorado hoje.

"Espero que possamos lançá-lo o mais rapidamente possível", disse o ministro, diante de uma plateia de praticantes de umbanda e candomblé, que se reuniram no Salão Negro do Ministério da Justiça. "Somos um Estado laico, mas não seremos neutros e cegos diante das injustiças e do racismo."

REAÇÃO

A informação sobre o adiamento do programa pegou de surpresa as comunidades de terreiro. Muitas mães e pais de santo viajaram de longe para assistir à cerimônia e só souberam na hora que haveria ali apenas um debate.

"Quando o governo chega na encruzilhada e tem de tomar uma decisão, recua. Será medo? Acho que sim", protestou Valdina Pinto de Oliveira, do terreiro Tanuri Junsara, de Salvador (BA). Ela foi além e conclamou a comunidade do candomblé a pensar bem em quem vai votar nas eleições de outubro.

"Está na hora de irmos para o campo político e de educar os nossos para saber quem vamos eleger", insistiu Valdina, sob aplausos. "A gente viu o que aconteceu com o Estatuto da Igualdade Racial e o que está acontecendo com esse plano. Por que para negro e índio não tem terra? Precisamos acabar com esse vírus do racismo."

Coordenador das reuniões realizadas para a confecção do plano, o subsecretário de Políticas para Comunidades Tradicionais, Alexandro Reis, tentou contornar o desapontamento geral. "A preocupação do governo é que determinados setores, por motivos eleitorais, utilizem o plano de proteção à liberdade religiosa como algo negativo", contou. Reis admitiu que o texto "precisa ser pactuado com evangélicos e católicos" para não ser contaminado pelo ambiente político de 2010. Disse, no entanto, que os terreiros não podem participar dessa briga. "Estamos tratando de um segmento que tem sido demonizado, mas não vamos violar direitos de ninguém", argumentou. Depois, garantiu que o governo continuará o mapeamento dos terreiros para nortear as políticas públicas.

Embora a Secretaria da Igualdade Racial tenha informado que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é solidária ao plano, a Pastoral Afro-Brasileira assegurou não ter sido consultada sobre seu conteúdo. Atualmente, apenas seis dos cerca de 10 mil terreiros são tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Para o pastor Ronaldo Fonseca, presidente do Conselho Político da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, o Estado não deve gastar dinheiro com tombamento de templos. "O governo está se envolvendo em polêmicas desnecessárias", comentou. "Não existe guerra santa aqui e não é inteligente o Estado se preocupar com símbolos religiosos, tombamentos e união de homossexuais. Isso é coisa de marxista."

PROGRAMA DE POLÊMICAS
21/12/2009
Governo lança a terceira edição do Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3)
22/12/2009
Contrário à criação de uma Comissão da Verdade, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e os comandantes das três forças militares pedem demissão. O presidente Lula faz um acordo: não reescreve o texto, mas garante que as propostas não afrontarão as Forças Armadas. O ministro de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, ameaça entregar o cargo caso o programa seja alterado para permitir a punição a militantes da esquerda
8/1/2010
O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, e a senadora Kátia Abreu protestam contra as mudanças na questão da reintegração de posse, que prevê uma câmara de conciliação. A Igreja Católica também protestou. Neste caso contra a proibição de símbolos religiosos em locais públicos e a descriminação do aborto
13/1/2010
O presidente Lula manteve a Comissão da Verdade, mas retirou o trecho que previa o exame de delitos da "repressão política"
14/1/2010
Embora tenha cogitado fazer alterações nos itens da descriminação do aborto e da mudança nas regras para desocupações de áreas invadidas, Lula resistiu e não mudou esses pontos

Porto Alegre tem mais praticantes de Umbanda e Candomblé

Alexandre 25-08-2011
— Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas detecta que Porto Alegre tem mais praticantes de Umbanda e Candomblé do que capitais como Salvador e Rio de Janeiro.

o site

ta e ai????????? 25-08-2011
puxa a vida nao sei o que ta acontecendo mas esse site ou blog nunca tem novidades...ou nao conseguem nada novo ou nao conseguem atualiza por falta de tempo ou a administraçao do blog ta comprada pelos os hernandes...nao sei mas uma dessas é!!!
quando for pra pedir colaboração para mnter o siteblog no ar eles vao encher de novidades e chorar por colaboradores!!

LIVRO

marcia 24-08-2011
deve ser interessanteeengraçado esse livro

O governo vai distribuir preservativos para estudantes

Alexandre 24-08-2011
Camisinha na escola
O governo vai distribuir preservativos para estudantes. A iniciativa enfrenta a oposição dos grupos religiosos

Silas Malafaia: "Governante vai ter de dizer em que acredita"
O pastor evangélico afirma que os temas religiosos – como aborto ou homossexualidade – entraram e não sairão mais da política brasileira

Re:O governo vai distribuir preservativos para estudantes

rodrigo 24-08-2011
ai vai vir um monte de crente imbecil falando que o governo está errado, mas estes mesmos crentes sao os primeiros a engravidar as menininhas nos acampamentos da igreja... cambada de hipócritas, falam que não podem distribuir camisinha mas transam atráz das igrejas desenfreadamente.

Re:Re:O governo vai distribuir preservativos para estudantes

Everson 24-08-2011
A questão é mais delicada que a opinião dos evangélicos. Entendo que antes de fazer a distribuição de preservativos é importante a conscientização da vida sexual como consequência de desenvolvimento afetivo comuns a relacionamentos, maduros não especificamente o casamento.
Sexo é diferente de amor, sou favorável a distribuição de preservativos desde que hajam campanhas de conscientização sobre qualidade sexual, que é muito diferente de vida sexual. A igreja erra feio ao pedir que os jovens nos shows de evangelismo lancem sobre o "altar" papelotes de cocaína, maconha, crack e camisinhas. A camisinha não pode ser enquadrada como droga. Isso é muito perigoso.

Re:Re:O governo vai distribuir preservativos para estudantes

24-08-2011
Eu acho que a Palavra de Deus é muito clara em relação ao sexo. Se tem crentes que não respeitam , o problema é deles, pois cada um responderá por seus atos. O que não podemos é criar um novo evangelho, mais de acordo com os nossos pontos de vista e com o mundo moderno. Existem muitas doutrinas no mundo e quem acha que o evangelho está ultrapassado que procure outras doutrinas ou filosofias de vida. Mas o evangelho é claro, e só não entende quem não quer. Sexo envolve responsabilidade, não é um ato animal sem consequencias. Como diz na Palavra haveria tempo em que não se suportaria a sã doutrina. Não queiram mudar a Palavra de Deus. Quem são vocês?

Re:Re:Re:O governo vai distribuir preservativos para estudantes

Everson 24-08-2011
Rô o Evangelho permanece o mesmo. No entanto a escola é laica. É papel do governo distribuir preservativos. Assim como é dever dos pais orientar sobre sexualidade. A igreja é omissa. Em momento algum foi falado em um outro Evangelho. Apenas digo que ordenar que os jovens lancem o preservativo fora é irresponsabilidade de líderes evangélicos. Assim como o jovem que se desfaz de um papelote de droga eventualmente pode voltar a usar drogas, quem lança um preservativo fora pode voltar a fazer sexo novamente e dessa vez sem camisinha podendo inclusive contrair alguma DST. Acho um erro não dar tempo para a libertação dos jovens e admiti-los como perfeitos em padrões que muitos de nós não conseguem andar. Eu estudo para ser professor e não pastor. Meu compromisso é com a educação e não com a formação de prosélitos. Sim o sexo é pecado, mas não é o único que ocorre na igreja ou fora dela.

Proporção de católicos é a menor em quase 140 anos

Alexandre 24-08-2011
Na semana em que o Rio de Janeiro foi confirmado como sede da próxima Jornada Mundial da Juventude - encontro que terá a presença do papa Bento XVI, em julho de 2013 - o Novo Mapa das Religiões, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), traz más notícias para a comunidade católica. A proporção de católicos em 2009 foi a menor registrada em quase 140 anos de pesquisas estatísticas no País, aponta o estudo.
Embora continue maioria, a população católica chegou a 68,43% do total de brasileiros, o equivalente a 130 milhões de pessoas. Pela primeira vez a proporção foi menor de 70%. A pesquisa também apontou a estagnação da proporção de evangélicos pentecostais (de igrejas como Assembleia de Deus e Universal do Reino de Deus, entre outras), que teve grande crescimento nos anos 1990, e aumento do evangélicos tradicionais (batistas, presbiterianos e luteranos, entre outros). Cresceram também os que se dizem sem religião.
Coordenador do trabalho, o professor Marcelo Neri comparou dados dos Censos desde 1872 até 2000 e atualizou com informações das Pesquisas de Orçamentos Familiares (POFs) de 2003 e de 2009. No período de seis anos entre as duas POFs, a proporção de católicos caiu 7,3%, passando de 73,79% para 68,43%. A queda mais acentuada aconteceu justamente entre os jovens de 10 a 19 anos, principal alvo do encontro de 2013 no Rio. A proporção de jovens católicos no Brasil caiu 9%, passando de 74,13% para 67,48%.
<< 1 | 2 | 3 | 4 >>

Novo comentário

Notícias

04-12-2013 13:14
WebChat COMUNICAR ERRO   Neste sábado (7/12), a partir das 17h30, todos os oficiais da Igreja Apostólica Renascer em Cristo estarão...
01-12-2013 20:10
WebChat COMUNICAR ERRO   Paul Franklin Crouch , co- fundador da Trinity Broadcasting Network , morreu aos 79 anos , de acordo com o site...
29-11-2013 14:26
WebChat COMUNICAR ERRO   A  UM Entretenimento, empresa responsável pelas mídias sociais da Universal Music Christian Group,...
27-11-2013 12:14
WebChat COMUNICAR ERRO   Azedou a relação entre o Palácio do Planalto e a cúpula do Exército brasileiro. Sem que a presidente Dilma Rousseff...
26-11-2013 21:22
WebChat COMUNICAR ERRO O bispo Tid que completa 35 anos de idade continua internado, segundo informações o filho do líder apóstolo Estevam e Bispa...
25-11-2013 12:30
WebChat COMUNICAR ERRO Dignidade, restauração e um caminho de libertação. São estes os principais objetivos do Centro de Recuperação Renascer...
24-11-2013 19:55
WebChat COMUNICAR ERRO O site UOL pertencente ao grupo Folha de São Paulo, trouxe recentemente matéria em que debocha dos cristãos e em especial da...
24-11-2013 19:19
A igreja Renascer em Cristo lançou recentemente o "Clube Gideão. Agora quem contribuir com as obras assistencias da extinta fundação Renascer, terá...
19-11-2013 17:54
WebChat COMUNICAR ERRO A Universal Music Christian definiu a data e o local do lançamento do novo trabalho do Renascer Praise, maior grupo de...
19-11-2013 17:19
Com base no tema "Os Campos Estão Brancos", começa nesta terça-feira (19/11), o “Jejum da Abundância dos Lagares”. A abertura da campanha...
18-11-2013 18:56
De acordo com membros da Renascer Bahia,  o "Bispo" Jefferson Hernandez, deixou a Bahia e retornou à São Paulo depois de ser acusado de desviar...
03-07-2013 19:42
No próximo dia 20 de julho, a partir das 19 horas, acontece um dos eventos mais esperados do ano: o lançamento do CD Sejam Cheios do Espírito...
07-04-2013 12:06
A oferta de amor por aquilo que se deseja foi ministrada pelo apóstolo Estevam Hernandes neste sábado (6/04) durante a Ceia de Oficiais do mês de...
22-03-2013 19:35
Hoje, 22 de março é a data em que se comemora o aniversário do líder da Igreja Renascer em Cristo, Apóstolo Estevam Hernandes, líder evangélico,...
20-03-2013 19:55
WebChat COMUNICAR ERRO O Reborn Team, ministério de artes marciais da Igreja Renascer em Cristo, realizará no próximo dia 13 de Abril a 1ª edição do...
19-03-2013 21:51
WebChat COMUNICAR ERRO Em parceria com a Rede Super de Televisão, o Renascer Prime transmitirá o 14º Congresso de Louvor e Adoração Diante do Trono...
19-03-2013 21:32
WebChat COMUNICAR ERRO Faltam poucos dias para o “Encontro de Casais”, retiro, que acontece do dia 28/04 a 01/05, no Thermas Olimpia Resort, em...
17-03-2013 10:04
WebChat COMUNICAR ERRO Justiça Um membro entrou na justiça contra a Igreja Renascer em Cristo e  bispa Sonia Hernandes. A fiel pede ...
16-03-2013 16:18
WebChat COMUNICAR ERRO Os moradores do Condomínio Edifício Perobas entraram na justiça pedindo o fechamento da Igreja Renascer Regional Jabaquara e...
16-03-2013 13:54
WebChat COMUNICAR ERRO Em comemoração ao aniversário do município de Cotia (SP),  a arena da Festa do Peão de Boiadeiro, festividade...
15-03-2013 20:47
Vem aí a primeira balada do ano de 2013: "O2 BlackOut" que reunirá música eletrônica, sertanejo, axé, funk e black. Presença confirmada de: DJ MP7,...
15-03-2013 12:13
Tidos como o pulmão da Renascer, os jovens do O2 abriram a nova temporada do programa na Rede Gospel de Televisão, dançando o "Harlem Shake". O que...
13-03-2013 19:29
Nesta quinta-feira (14), começa em todas as igrejas Renascer em Cristo o “Jejum dos Montões”. A abertura da nova campanha será realizada em três...
12-03-2013 19:21
Hoje, 12 de março, é uma data muito especial para a Igreja Renascer em Cristo. A instituição completa 27 anos de existência. Fundada na casa do...
1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>