Definição de Santificação

16-01-2010 13:53

O significado das palavras ‘hagios’ e ‘qodesh’ é separado para Deus, e em ambos os testamentos foram utilizada para designar pessoas e coisas. Quando tais palavras são utilizadas para coisas, não há qualquer referência à qualidade moral. Porém, quando se refere à pessoas, este deveria ser o mesmo tratamento, visto que, por mais que uma pessoa procure separa-se para ser santa, jamais alcançará tal intento, se Deus não o fizer.

“Que dizem: Fica onde estás, e não te chegues a mim, porque sou mais santo do que tu. Estes são fumaça no meu nariz, um fogo que arde todo o dia” Isaías 65: 5.

Introdução

Por ser um tema controverso, surgem inúmeras questões sobre o lado prático da Santificação, por exemplo: O que promove a santificação? A oração? O jejum? A leitura bíblica? A adoração? A obediência? Manter-se separado de outros pecadores? Depende de tempo?

Os teóricos procuram dar uma estrutura à doutrina da santificação: O que é ser santo? O que a palavra santo designa ou descreve? É por graça somente, sem qualquer vinculo com a lei?

Ciente da problemática em torno do tema Santificação e das dificuldades decorrentes das variadas correntes de interpretação bíblica, resta uma pergunta que motivou este trabalho: é possível ser mais santo do que outro irmão em Cristo?

Há quem diga que o crente precisa ‘entrar pra valer na corrida para a santificação’.

Como este tema é de extrema relevância para os cristãos, não poderíamos nos furtar em apresentar um trabalho que abordasse este tema, do qual, as várias correntes de interpretação acabaram por tornar controverso.

Nós cristãos precisamos compreender como ocorre a santificação, e por que somos designados santos, para que não incorramos nos mesmos erros do povo de Israel, e de muitos seguimentos religiosos da atualidade: legalismo, formalismo e tradicionalismo.

A Palavra ’santo’ e ’santificação’

Para o nosso estudo faz-se necessário que o leitor considere as palavras do Dr. Bancroft, extraída do seu livro Teologia Elementar: “A raiz da qual se originam esta e outras palavras correlatas, é o vocábulo grego ‘hagios’. O pensamento mais próximo da santidade de que era capaz o grego secular era “o sublime, o consagrado, o venerável”. O elemento moral está totalmente ausente. Ao ser adotada esta palavra nas Escrituras, entretanto, foi necessário proporcionar-lhe novosentido. Empregando a palavra ’santo’ em seu sentido mais elevado, quando aplicada a Deus, os melhores lexicógrafos definem-na como ‘aquilo que merece e exige reverência moral e religiosa’BANCROFT, Emery. H., Teologia Elementar – 3º Edição 2001, Ed. EBR, Pg. 261. (grifo nosso).

A palavra grega ‘hagios’ possui variadas formas, porém, é traduzida para ’santo’, ’santificação’, ’santificar’, ’santidade’ e ’santificado’. Esta palavra grega trazia a idéia do sublime, do consagrado e do venerável sem qualquer referência à moral ou ao caráter.

Foi especificamente esta palavra grega, desprovida da idéia de moralidade e caráter, que os escritores do N. T. escolheram para falar da santificação, da mesma forma que a palavra hebraica ‘qodesh’ significa separar no A. T.

No entanto, observa-se que, muito tempo depois, a palavra que se traduz para santificação passou a apresenta um novo sentido. Este novo sentido da palavra passou a predominar gradualmente, passando a estar vinculada à moral e ao que é religioso.

Observe o que Bancroft disse: “Os melhores lexicógrafos definem-na como ‘aquilo que merece e exige reverência moral e religiosa”. Neste sentido, Erickson também diz: “Esse sentido passou gradualmente a predominar. Ele designa não apenas o fato de os crentes serem formalmente separados, ou pertencerem a Cristo, mas que devem, portanto agir de acordo com isso. Eles devem viver em pureza e bondade” Introdução à Teologia Sistemática, por Millard J. Erickson, 1 ª ed. Vida Nova, Pg 418.

Era mesmo necessário proporcionar um novo sentido às palavras gregas e hebraicas que foram traduzidas pelas palavras ’santidade’ e ’santo’? Os apóstolos não tinham bem definido em suas mentes qual o sentido exato da palavra que utilizaram para escrever sobre a santificação?

O significado das palavras ‘hagios’ e ‘qodesh’ é separado para Deus, e em ambos os testamentos foram utilizada para designar pessoas e coisas. Quando tais palavras são utilizadas para coisas, não há qualquer referência à qualidade moral. Porém, quando se refere à pessoas, este deveria ser o mesmo tratamento, visto que, por mais que uma pessoa procure separa-se para ser santa, jamais alcançará tal intento, se Deus não o fizer.

Por que a palavra traduzida por santificação deixou de designar o fato dos crentes serem separados, ou pertencentes a Deus, para apontar um dever de se agir conforme um padrão de moral rotulado ’santo’, ou que se deva agir de acordo com o certo e errado?

O trabalho de um lexicógrafo se resume em estudar as origens e evolução das palavras. O sentido que os dicionários empregam para cada palavra decorrem da sua origem, e conclui-se com a sua evolução ao longo do tempo, o que deve ser feito sem qualquer influência do estudioso em questão.

Resta nos a pergunta: quem foram os responsáveis por influenciar e fazer evoluir o sentido da palavra traduzida por santificação? Os religiosos ao longo dos anos. Sobre quais princípios as religiões se fundamentam? Não é sobre comportamento, moral, ética, caráter, e outros elementos humanos?

Quando os escritores bíblicos empregaram as palavras ‘hagios’ e ‘qodesh’ para falar sobre a santificação em Cristo, nem de longe fizeram qualquer referência a merecimento, exigência, moral e religiosidade, como hoje os lexicógrafos definem.

Como definir o significado de uma Palavra?

Se quisermos saber o significado de uma palavra, a melhor maneira de saber o seu significado é através de um bom dicionário. Neste aspecto, é de suma importância o trabalho de um lexicógrafo. Você terá em mãos o significado atual da palavra, e a sua evolução ao longo dos anos.

Mas, se você extraiu a palavra de um texto, a melhor maneira de se entender aquela palavra em específico, é estudando o contexto no qual ela esta inserida.

Um dicionário poderá auxiliar, mas o sentido exato da palavra é determinado pelo contexto geral do texto.

Esta regra de interpretação de uma palavra não é diferente quando se trata de textos bíblicos.

Em se tratando de uma palavra bíblica, o que é mais apropriado para a interpretação do texto: o sentido atual da palavra, ou o sentido original?

Claro está que o mais importante para a leitura de um texto bíblico é o sentido original da palavra, e não o seu sentido atual. Se queremos abstrair um entendimento acerca de uma única palavra de um texto, o melhor a se fazer é estudar o contexto, fixando a análise no sentido original da palavra.

Para o nosso estudo, estaremos utilizando o sentido secular das palavras gregas e hebraicas ‘hagios’ e ‘qodesh’, que significam respectivamente ‘o sublime, o venerável, o consagrado’ e ’separar’.

Sem antes analisar os textos e determinar o contexto em que as palavras são empregadas, não emprege como sendo verdadeiro o sentido que a palavra ’santificação’ gradualmente passou a predominar.

Notícias

25-03-2012 11:30
  COMUNICAR ERRO     Embarcando no ritmo sertanejo, o segmento gospel agora está investindo nas músicas...
24-03-2012 13:21
  Momentos de descontração em família podem ser matéria prima para virais. Quando uma trilha sonora questionável embala os momentos de...
24-03-2012 09:59
  COMUNICAR ERRO   A Bíblia Apostólica comentada pelo apóstolo Estevam será lançada neste sábado, 24 de março. A notícia de que...
23-03-2012 18:59
  COMUNICAR ERRO       O XIII Congresso de Louvor e Adoração Diante do Trono que...
20-03-2012 21:41
  COMUNICAR ERRO   Na última segunda-feira (19) aconteceu no Via Show, Rio de Janeiro o "Show Careta, Drogas Bah!", organizado...
18-03-2012 21:45
  COMUNICAR ERRO     O Domingo Espetacular da Rede Record divulgou matéria e documentos que comprovam o enriquecimento...
18-03-2012 16:59
  COMUNICAR ERRO   Vem aí na Igreja Sara Nossa Terra a balada Colors com a participação de Culto Racional, DJ MP7 e Banda do...
18-03-2012 09:14
  COMUNICAR ERRO   Segundo informações do Renascer Prime, pela primeira vez o Ministério Diante do Trono estará na Marcha para...
18-03-2012 09:06
    Desde que divulgou o lançamento do novo CD e DVD  Inesquecível que será dia 13 de abril no Via Funchal, a banda tem...
13-03-2012 21:36
  COMUNICAR ERRO   Mantendo o mesmo ritmo de 2011 de reformas e novas aquisições. Só no primeiro bimestre,  mais igrejas foram...
12-03-2012 20:51
  COMUNICAR ERRO   Foto: Condomínio(à direita) pede fechamento da Igreja Renascer(à esquerda)     Os...
12-03-2012 20:07
  COMUNICAR ERRO   Aconteceu hoje, (12/03), no Renascer Hall em São Paulo o primeiro café da manhã do CIEAB (Confederação das...
11-03-2012 19:35
  COMUNICAR ERRO Inconstitucional: multa para Prefeitura caso evento seja realizado é de R$ 100 mil   O Tribunal de Justiça do...
10-03-2012 19:21
  COMUNICAR ERRO   O quadro “Loucos por Jesus” do site JovemX realizou mais uma missão: evangelizar em uma das maiores universidade...
08-03-2012 19:57
  COMUNICAR ERRO   Os líderes da Renascer em Cristo, apóstolo Estevam Hernandes e sua esposa, bispa Sonia, publicaram textos no...
05-03-2012 19:37
  COMUNICAR ERRO       A partir deste sabado, 10 de março, começa a mais nova campanha de Jejum da Igreja Renascer...
04-03-2012 10:24
  COMUNICAR ERRO Foto: Pulseira idêntica a do apóstolo Estevam   O site "Shalom Jóias" está vendendo pulseira idêntica a usada...
03-03-2012 20:52
  COMUNICAR ERRO     A oferta que tira a miséria e traz um avivamento de prosperidade foi ministrada pelo apóstolo...
03-03-2012 14:03
  COMUNICAR ERRO   Foi divulgado nesta sexta-feira (02/03), através do Twitter dos integrantes da banda Oficina G3, a morte de...
03-03-2012 09:56
  COMUNICAR ERRO Foto: Igreja Renascer em Cristo São Caetano com boa estrutura   O apóstolo Estevam Hernandes estará em São...
28-02-2012 21:40
  COMUNICAR ERRO     Como o Renascer Prime tinha adiantado no dia 23 de dezembro do ano passado ( Leia Aqui ), o cantor e...
28-02-2012 20:47
  COMUNICAR ERRO     A Igreja Renascer em Cristo está vivendo o Ano Apostólico de Mateus e para deixar esse ano...
27-02-2012 21:17
  COMUNICAR ERRO   Foto: LP Katsbarnea - Cristo ou Barrabás? - 1992   Com exclusividade o Renascer Prime obteve a...
27-02-2012 20:02
  COMUNICAR ERRO     Neste sábado dia 3 de março acontece a Ceia de Oficiais no Ginásio do Ibirapuera. A ceia tem como...
<< 5 | 6 | 7 | 8 | 9 >>