Definição de Santificação

16-01-2010 13:53

O significado das palavras ‘hagios’ e ‘qodesh’ é separado para Deus, e em ambos os testamentos foram utilizada para designar pessoas e coisas. Quando tais palavras são utilizadas para coisas, não há qualquer referência à qualidade moral. Porém, quando se refere à pessoas, este deveria ser o mesmo tratamento, visto que, por mais que uma pessoa procure separa-se para ser santa, jamais alcançará tal intento, se Deus não o fizer.

“Que dizem: Fica onde estás, e não te chegues a mim, porque sou mais santo do que tu. Estes são fumaça no meu nariz, um fogo que arde todo o dia” Isaías 65: 5.

Introdução

Por ser um tema controverso, surgem inúmeras questões sobre o lado prático da Santificação, por exemplo: O que promove a santificação? A oração? O jejum? A leitura bíblica? A adoração? A obediência? Manter-se separado de outros pecadores? Depende de tempo?

Os teóricos procuram dar uma estrutura à doutrina da santificação: O que é ser santo? O que a palavra santo designa ou descreve? É por graça somente, sem qualquer vinculo com a lei?

Ciente da problemática em torno do tema Santificação e das dificuldades decorrentes das variadas correntes de interpretação bíblica, resta uma pergunta que motivou este trabalho: é possível ser mais santo do que outro irmão em Cristo?

Há quem diga que o crente precisa ‘entrar pra valer na corrida para a santificação’.

Como este tema é de extrema relevância para os cristãos, não poderíamos nos furtar em apresentar um trabalho que abordasse este tema, do qual, as várias correntes de interpretação acabaram por tornar controverso.

Nós cristãos precisamos compreender como ocorre a santificação, e por que somos designados santos, para que não incorramos nos mesmos erros do povo de Israel, e de muitos seguimentos religiosos da atualidade: legalismo, formalismo e tradicionalismo.

A Palavra ’santo’ e ’santificação’

Para o nosso estudo faz-se necessário que o leitor considere as palavras do Dr. Bancroft, extraída do seu livro Teologia Elementar: “A raiz da qual se originam esta e outras palavras correlatas, é o vocábulo grego ‘hagios’. O pensamento mais próximo da santidade de que era capaz o grego secular era “o sublime, o consagrado, o venerável”. O elemento moral está totalmente ausente. Ao ser adotada esta palavra nas Escrituras, entretanto, foi necessário proporcionar-lhe novosentido. Empregando a palavra ’santo’ em seu sentido mais elevado, quando aplicada a Deus, os melhores lexicógrafos definem-na como ‘aquilo que merece e exige reverência moral e religiosa’BANCROFT, Emery. H., Teologia Elementar – 3º Edição 2001, Ed. EBR, Pg. 261. (grifo nosso).

A palavra grega ‘hagios’ possui variadas formas, porém, é traduzida para ’santo’, ’santificação’, ’santificar’, ’santidade’ e ’santificado’. Esta palavra grega trazia a idéia do sublime, do consagrado e do venerável sem qualquer referência à moral ou ao caráter.

Foi especificamente esta palavra grega, desprovida da idéia de moralidade e caráter, que os escritores do N. T. escolheram para falar da santificação, da mesma forma que a palavra hebraica ‘qodesh’ significa separar no A. T.

No entanto, observa-se que, muito tempo depois, a palavra que se traduz para santificação passou a apresenta um novo sentido. Este novo sentido da palavra passou a predominar gradualmente, passando a estar vinculada à moral e ao que é religioso.

Observe o que Bancroft disse: “Os melhores lexicógrafos definem-na como ‘aquilo que merece e exige reverência moral e religiosa”. Neste sentido, Erickson também diz: “Esse sentido passou gradualmente a predominar. Ele designa não apenas o fato de os crentes serem formalmente separados, ou pertencerem a Cristo, mas que devem, portanto agir de acordo com isso. Eles devem viver em pureza e bondade” Introdução à Teologia Sistemática, por Millard J. Erickson, 1 ª ed. Vida Nova, Pg 418.

Era mesmo necessário proporcionar um novo sentido às palavras gregas e hebraicas que foram traduzidas pelas palavras ’santidade’ e ’santo’? Os apóstolos não tinham bem definido em suas mentes qual o sentido exato da palavra que utilizaram para escrever sobre a santificação?

O significado das palavras ‘hagios’ e ‘qodesh’ é separado para Deus, e em ambos os testamentos foram utilizada para designar pessoas e coisas. Quando tais palavras são utilizadas para coisas, não há qualquer referência à qualidade moral. Porém, quando se refere à pessoas, este deveria ser o mesmo tratamento, visto que, por mais que uma pessoa procure separa-se para ser santa, jamais alcançará tal intento, se Deus não o fizer.

Por que a palavra traduzida por santificação deixou de designar o fato dos crentes serem separados, ou pertencentes a Deus, para apontar um dever de se agir conforme um padrão de moral rotulado ’santo’, ou que se deva agir de acordo com o certo e errado?

O trabalho de um lexicógrafo se resume em estudar as origens e evolução das palavras. O sentido que os dicionários empregam para cada palavra decorrem da sua origem, e conclui-se com a sua evolução ao longo do tempo, o que deve ser feito sem qualquer influência do estudioso em questão.

Resta nos a pergunta: quem foram os responsáveis por influenciar e fazer evoluir o sentido da palavra traduzida por santificação? Os religiosos ao longo dos anos. Sobre quais princípios as religiões se fundamentam? Não é sobre comportamento, moral, ética, caráter, e outros elementos humanos?

Quando os escritores bíblicos empregaram as palavras ‘hagios’ e ‘qodesh’ para falar sobre a santificação em Cristo, nem de longe fizeram qualquer referência a merecimento, exigência, moral e religiosidade, como hoje os lexicógrafos definem.

Como definir o significado de uma Palavra?

Se quisermos saber o significado de uma palavra, a melhor maneira de saber o seu significado é através de um bom dicionário. Neste aspecto, é de suma importância o trabalho de um lexicógrafo. Você terá em mãos o significado atual da palavra, e a sua evolução ao longo dos anos.

Mas, se você extraiu a palavra de um texto, a melhor maneira de se entender aquela palavra em específico, é estudando o contexto no qual ela esta inserida.

Um dicionário poderá auxiliar, mas o sentido exato da palavra é determinado pelo contexto geral do texto.

Esta regra de interpretação de uma palavra não é diferente quando se trata de textos bíblicos.

Em se tratando de uma palavra bíblica, o que é mais apropriado para a interpretação do texto: o sentido atual da palavra, ou o sentido original?

Claro está que o mais importante para a leitura de um texto bíblico é o sentido original da palavra, e não o seu sentido atual. Se queremos abstrair um entendimento acerca de uma única palavra de um texto, o melhor a se fazer é estudar o contexto, fixando a análise no sentido original da palavra.

Para o nosso estudo, estaremos utilizando o sentido secular das palavras gregas e hebraicas ‘hagios’ e ‘qodesh’, que significam respectivamente ‘o sublime, o venerável, o consagrado’ e ’separar’.

Sem antes analisar os textos e determinar o contexto em que as palavras são empregadas, não emprege como sendo verdadeiro o sentido que a palavra ’santificação’ gradualmente passou a predominar.

Notícias

14-04-2012 12:46
  COMUNICAR ERRO     O Via Funchal (SP) esteve totalmente lotado para o lançamento do Cd Inesquecível do apóstolo Estevam...
13-04-2012 15:11
  COMUNICAR ERRO   Foto: Bispa Sonia escrevendo seu novo livro   Depois do sucesso do livro "Vivendo de Bem com a...
12-04-2012 21:37
  COMUNICAR ERRO     Segundo o site Genizah, o apóstolo Estevam Hernandes comprou um jatinho usado, avaliado em R$6...
12-04-2012 10:37
  COMUNICAR ERRO       Em recente matéria publicada no site da igreja Renascer falando sobre tatuagem chamou...
11-04-2012 23:01
  COMUNICAR ERRO     BAIXE AQUI A CARTILHA DO JEJUM DOS MILAGRES DO EVANGELHO DE MATEUS     No...
11-04-2012 21:37
  COMUNICAR ERRO   O CD e DVD Inesquecível, idealizados pelo apóstolo Estevam Hernandes, serão lançados no próximo dia 13 de...
11-04-2012 17:38
  COMUNICAR ERRO   Como o Renascer Prime tinha adiantado na rede social Facebook ( Siga-nos ), a Igreja Renascer em Cristo...
11-04-2012 10:35
  COMUNICAR ERRO   Foto: Com medo de agressão, manifestantes expõem faixas próximo a polícia militar   Um grupo de...
10-04-2012 21:08
  COMUNICAR ERRO     Começando com uma igreja para os punks e anarquistas de Amsterdam no início dos anos 80, a...
09-04-2012 14:18
  COMUNICAR ERRO   O programa Vitória em Cristo do último sábado (7) tratou exclusivamente sobre o processo movido por militantes...
07-04-2012 22:51
  COMUNICAR ERRO       O coração de filho de Timóteo, em relação ao seu pai espiritual, apóstolo Paulo...
07-04-2012 15:43
  COMUNICAR ERRO     O CD Inesquecível do Apóstolo Estevam chegou ao top 10 do iTunes  (6ª Posição até a...
07-04-2012 14:44
  COMUNICAR ERRO     Após ver seu nome na lista dos políticos com problemas na justiça eleitoral ( Saiba mais aqui...
07-04-2012 11:59
  COMUNICAR ERRO   Foto: Site informa que ingressos serão retirados na portaria (clique para ampliar)   O Gospel...
06-04-2012 14:35
  COMUNICAR ERRO   No dia 03/04 foi oficializada a contratação do saxofonista, compositor, produtor e arranjador Esdras Gallo para...
04-04-2012 17:21
  COMUNICAR ERRO   Marcha para Jesus 2012, um dos maiores eventos evangélicos do país, acontece no centro da cidade do Rio de...
04-04-2012 15:09
    Marcelo Aguiar, João Campos de Araujo e José Olímpio estão na lista dos parlamentares que enfrentam problemas na...
04-04-2012 14:48
  COMUNICAR ERRO   A Igreja Renascer em Cristo foi destaque no jornal Metrô News. Leia a matéria na íntegra:   Toda...
04-04-2012 12:26
  COMUNICAR ERRO     O jogador evangélico Neymar trocou o futebol pelas lutas marciais no clipe novo do...
02-04-2012 22:24
  COMUNICAR ERRO     O E-Bit, site avalidador de lojas virtuais, classificou com selo ouro o site Gospel Bay da...
01-04-2012 16:43
  COMUNICAR ERRO   Top do Top I Foto: Reprodução do Ranking dos mais vendidos no iTunes (clique na imagem para...
31-03-2012 20:11
  COMUNICAR ERRO   O cantor e pastor Thalles Roberto lançará seu novo DVD no Renascer Hall dia 27 de abril. Os ingressos serão...
31-03-2012 09:40
  COMUNICAR ERRO     Com apenas uma semana no iTunes Store, as canções do Apóstolo estevam Hernandes, que compõem o...
26-03-2012 21:58
  COMUNICAR ERRO     A música galhos secos da banda de rock Exodos criada na década de 70, é o mais novo hit do...
<< 4 | 5 | 6 | 7 | 8 >>