Ateus em cheque: comprovada existência de instinto moral em bebês

16-10-2011 19:11

 

COMUNICAR ERRO

 

A Folha de S. Paulo publicou em sua edição de ontem, 11 de outubro, uma matéria bastante interessante sobre as pesquisas realizadas pela Universidade de Washington em Seattle, que verificaram a existência de"instinto moral" em bebês de 15 meses de idade. A notícia está provocando profundos debates no meio acadêmico, especialmente entre os militantes ateístas, que fogem do instinto moral como o diabo da cruz. O próprio editor de ciência da Folha, Reinaldo José Lopes, responsável pela reportagem publicada ontem, comenta - ironicamente - na mesma edição que os bebês já viriam "programados de fábrica", o que, ainda que de maneira enviesada, comprovaria a doutrina bíblica do pecado original. 
 
Em sua coluna na Folha de S. Paulo de hoje (12/12/11), Helio Schwartsman continua repercutindo o assunto, ressaltando que - coincidentemente - o militante ateísta Sam Harris já está disparando seus dardos inflamáveis contra as conclusões levantadas pelos cientistas americanos, algo que já era esperado, pois uma vez comprovada a existência do instinto moral em bebês, os ateus perdem parte essencial de seu discurso, que é a alegação de que tanto o comportamento moral como o religioso são aprendidos e incutidos socialmente. A pregação do neoateísmo é eminentemente utilitária, a grosso modo na base do "funciona / não funciona", já que não tem nada a propor e seu único objetivo é, por assim dizer, "desconstruir a religião" sem dizer o que quer edificar no seu lugar. Nada mais nihilista. De qualquer maneira, qualquer pessoa que já teve a experiência de cuidar de bebês e observar o seu comportamento e desenvolvimento, constatou que desde pequeninos (e obviamente imunes a qualquer controle social eficaz) eles já têm uma mínima noção do que é certo ou errado de acordo com o seu senso de justiça. As matérias da Folha estão transcritas abaixo, e valem a pena ser lidas:
 

Bebês de 15 meses têm senso de justiça, mostra estudo

REINALDO JOSÉ LOPES
EDITOR DE CIÊNCIA E SAÚDE



Pais que sofrem para impedir que seu bebê arranque brinquedos das mãos dos amiguinhos podem não acreditar, mas crianças de apenas 15 meses já parecem ter um senso rudimentar de justiça, afirma um novo estudo.
 
Experimentos feitos com cerca de 50 crianças na Universidade de Washington, em Seattle (Costa Oeste dos EUA), mostraram que os pequenos ficam "chocados" quando presenciam uma divisão desigual de guloseimas.

 
 
E, apesar do berreiro que às vezes acontece quando bebês disputam brinquedos, as crianças do estudo, em quase dois terços dos testes, topavam dividir os seus com adultos desconhecidos.
 
Publicada na revista científica de acesso livre "PLoS One", a pesquisa se junta a uma série de trabalhos recentes que indicam a existência de um instinto moral aguçado nos filhotes da nossa espécie.
 
PRECOCE
 
Aliás, o estudo atual é o que revela evidências de comportamento "ético" mais cedo no desenvolvimento humano --os trabalhos anteriores só tinham demonstrado isso em meninos e meninas de dois anos de idade.
 
Um resumo do design experimental usado pelos psicólogos Marco Schmidt e Jessica Sommerville, autores do estudo, pode ser visto no infográfico.
 
Sempre no colo de um dos pais, para ficarem relaxados, os bebês primeiro assistiam a vídeos que mostravam a divisão igualitária ou desigual de comida (biscoitos ou leite) entre dois adultos.
 
Como os talentos linguísticos das crianças dessa idade ainda são limitados, os psicólogos usavam algo mais simples para saber o que os bebês tinham achado dos vídeos: o tempo que eles gastavam olhando para a tela.
 
Trata-se de uma ferramenta já estabelecida em outros estudos do tipo. Em geral, quanto mais uma situação surpreende os bebês, mais tempo eles ficam olhando para a cena. E, nesse caso, em média, a cena em que a divisão é desigual surpreendeu bem mais os pequenos.
 
Depois, os mesmos bebês podiam escolher entre dois brinquedos, ambos ofertados por um pesquisador que eles já conheciam. O cientista esperava a criança escolher seu brinquedo favorito e, depois, deixava os dois com ela.
 
Entrava então em cena um outro pesquisador, que a criança ainda não tinha visto. O sujeito perguntava: "Posso pegar um [dos brinquedos]?".
 
A maioria dos bebês dava um dos brinquedos para a pessoa, e um terço deles emprestava até o brinquedo considerado o preferido.
 
Aliás, havia uma correlação: as crianças mais "chocadas" com a divisão injusta do leite ou dos biscoitos eram justamente as que tinham mais tendência a compartilhar seus brinquedos com os estranhos, sugerindo que tendências parecidas explicam os comportamentos.
 

 
Cérebro infantil já teria módulos 'de fábrica'

DO EDITOR DE CIÊNCIA E SAÚDE



A investigação do senso moral aparentemente inato de bebês e crianças pequenas floresceu nos últimos anos, com uma série de descobertas intrigantes.
 
Bebês de dois a três anos, por exemplo, tendem a preferir personagens de desenho animado que ajudam os outros aos personagens que estorvam os demais, mesmo quando esses seres são simples formas geométricas, como quadrados, retângulos e círculos. As crianças também parecem vir "de fábrica" com algum conhecimento básico sobre física: olham mais tempo, surpresas, para vídeos em que objetos ficam suspensos no ar quando deveriam cair, por exemplo.
 
A explicação mais óbvia (e provavelmente mais sólida) para essas capacidades é evolutiva: seria custoso demais para o cérebro dos pequenos aprender tudo do zero, especialmente as regras básicas sobre o funcionamento do mundo e da vida social humana. Nascer com instintos morais e intuições sobre física facilitariam o aprendizado de informações mais complexas e ajudariam as crianças a sobreviver. (RJL)
 



Nova ciência da moral


HÉLIO SCHWARTSMAN



SÃO PAULO - A notícia publicada ontem em Ciência de que bebês de 15 meses já dispõem de um senso de justiça rudimentar acrescenta mais um tijolinho à disposição dos pesquisadores que tentam fundar a nova ciência da moral.
 
Uma das ideias centrais dessa protodisciplina é a de que a faculdade moral é um instinto. A analogia que cabe é com a teoria da gramática universal de Noam Chomsky. Da mesma forma que nossos cérebros são equipados com um hardware linguístico, que nos habilita a aprender praticamente por osmose o idioma ao qual somos expostos na primeira infância, nossa cachola também já viria com uma moral de fábrica.
 
Não se trata, por certo, de um código penal, uma lista pronta e acabada de todas as ofensas possíveis e as respectivas punições, mas de um conjunto de princípios elementares, comuns a toda a humanidade, como as noções de justiça, pureza e autoridade. Elas se combinariam umas com as outras e também com elementos culturais para formar toda a exuberância de padrões morais observáveis nos mais diversos grupos.
 
A maioria dos estudiosos da moral para por aqui -o que já é um projeto para gerações. A exceção é o neurocientista Sam Harris, que, em "The Moral Landscape" (a paisagem da moralidade), sustenta que é possível, ao menos em princípio, usar a ciência para decidir quais valores morais são corretos e quais são errados.
 
O critério de verdade escolhido por Harris, na melhor tradição utilitarista, é o bem-estar. Assim, práticas morais que contribuem para aumentar a felicidade das pessoas, como tratar bem o próximo, são validadas pela nova ciência. Já hábitos que fazem crescer a miséria humana, como castigos corporais, tornam-se uma chaga a eliminar.
 
Com esse engenhoso mecanismo, Harris consegue, de um só golpe, atacar seus adversários à esquerda (multiculturalismo, relativismo) e à direita (religião, tradicionalismo). 
 
 
 
Genizah, Clipping e comentários do Hélio no Contorno da Sombra

 

Comente

.

Arlen 25-12-2011
XEQUE!

Folha renascer

Eu 24-12-2011
SERA QUE ALGUEM JA SE CONVERTEU LENDO O LIXO QUE VC ESCREVE? OU ESSE É UM INSTRUMENTO PARA AFASTAR AS PESSOAS DE CRISTO.... V USA A ESTRATEGIA DO DIABO, DOUTRINA DE DEMÔNIOS É AFASTAR AS PESSOAS DE CRISTO.....

.

nato 21-10-2011
"...seria custoso demais para o cérebro dos pequenos aprender tudo do zero, especialmente as regras básicas sobre o funcionamento do mundo e da vida social humana. Nascer com instintos morais e intuições sobre física facilitariam o aprendizado de informações mais complexas e ajudariam as crianças a sobreviver."

Claro! E quem mais poderia entender e suprir essa necessidade do bebê????

É como disse o dr. Francis Collins: a ciência pode ser uma forma de adorar a Deus.

É maravilhosa a forma harmoniosa como o Grande Maestro rege essa orquestra extraordinária!!!!

Folha

Flavio 17-10-2011
Ate quando ...a folha vai ficar copiando as Materias do IGospel Sempre copia materias de Lá que coisa Feia...ficou um Bom tempo sem colocar Materia e agora copia do Igospel q furada ficou ajudando o Ze naquela Materia Ridicula da Revista Falando em Ze Recado pr Ele...
Ze o pessoal ñ parou de te elogia e fez uma Musica pr vc grasas ao teu carater vc foi elogiado pela Banda DOPA com a Musica Invejoso... Musica ñ poderia ser pr Outra Pessoa a ñ ser pr vc seu Mal carater Invejoso ñ consege sr Prospero vem pesca no Lago dos outros Ter um Cara cm vc cm exemplo e Rolbada vc difama os Outros pessoas q sempre tiverão cm vc Olha só o q vc esta Fazendo Deus vai cobrar de vc e vc vai Ler Esse Recado e Cuidado Em
A Folha ñ apaga esse Recado c vcs apaga e sinal q vcs estão do lado Do Ze ...Renascer Ate Morrer.



Re:Folha

Gabriel 18-10-2011
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
de novo vai
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Cara vc é um ridiculo, nem sei o que dizer. Vc escreve mal assim mesmo, ou tá inventando pra ninguem descobrir quem é vc?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Ateus em cheque

Eu 17-10-2011
O que é isso, agora vão pedir cheque também para os ateus?? rsrsrsrsrs

Brincadeira, a reportagem é muito interessante, mas é Xeque e não CHeque... abraços

Muito interessante

Vanessa 17-10-2011
Gostei da reportagem.

Novo comentário

Notícias

14-01-2011 22:20
  COMUNICAR ERRO   Recentemente o líder da Renascer, apóstolo Estevam, usou o twitter para divulgar informações de que a escola de samba...
14-01-2011 21:29
  COMUNICAR ERRO   Imagem: Igospel   Em 14 de janeiro de 1978 subia ao altar Sonia e Estevam para selar o que seria mais um voto de...
14-01-2011 20:20
  COMUNICAR ERRO   “Hoje eu não faço mais tatuagem e não aconselho ninguém a fazer”. Poucas pessoas associariam essa afirmação a Rodolfo...
14-01-2011 20:06
  COMUNICAR ERRO   Assista aqui o sexto e sétimo capítulo de Sansão e...
14-01-2011 18:06
  COMUNICAR ERRO A Igreja Apostólica Renascer em Cristo está recebendo doações em todo o País para ajudar as vítimas das chuvas em todas as...
13-01-2011 20:13
    COMUNICAR ERRO   Começa no próximo dia 22 de janeiro o primeiro curso de louvor do Ano Apostólico de Abraão. Serão 12 semanas de...
12-01-2011 22:30
  COMUNICAR ERRO   No ultimo culto de Poder realizado dia 12 de janeiro na Igreja Renascer em Cristo, mais de 50 pessoas voltaram para...
12-01-2011 20:02
  COMUNICAR ERRO   Assista aqui o quinto episódio da minissérie Sansão e Dalila.        
11-01-2011 22:21
  COMUNICAR ERRO   A macha para Jesus 2011 acontece dia 23 de junho em São Paulo, o trajeto será o mesmo do ano passado saída as 10:00 da...
10-01-2011 19:21
  COMUNICAR ERRO     Aos 36 minutos do segundo tempo da vitória do Real Madrid sobre o Villarreal por 4 a 2, no estádio Santiago...
10-01-2011 19:06
  COMUNICAR ERRO   Imagem: Ao clicar no link "Transmissão ao vivo" no site oficial da Renascer, aparece cadastro pedindo o número de CPF....
09-01-2011 22:14
  COMUNICAR ERRO   Alguns membros entre eles presbíteros, diáconos e intercessores procuraram a Folha Renascer através de emails para...
08-01-2011 23:02
  COMUNICAR ERRO   Veja aqui as notícias da colunista Daniele Rech integrante da Folha Renascer e Igreja Renascer em...
08-01-2011 22:33
  COMUNICAR ERRO   Neste sábado, dia 8 de janeiro, durante a primeira ceia de oficiais do Ano Apostólico de Abraão, o apóstolo Estevam...
08-01-2011 11:27
  COMUNICAR ERRO   Assista aqui o quarto episódio de Sansão e Dalila. A minisséria vai ao ar de segunda a sexta as 23:00 na Rede...
07-01-2011 21:01
  COMUNICAR ERRO   Assista na Folha Renascer o terceiro episódio de Sansão e Dalila:        
06-01-2011 19:46
  COMUNICAR ERRO   A minissérie Sansão e Dalila ficou com a vice-liderança isolada com 16 pontos de média, 10 a mais que a terceira ...
06-01-2011 19:03
  COMUNICAR ERRO   Já foram abertas as incrições para o 12° Congresso de Louvor e Adoaração Diante do Trono que acontece de 21 a 23 de...
05-01-2011 22:05
  COMUNICAR ERRO   Kit Gay para alunos conterá um DVD com uma história aonde um menino vai ao banheiro e quando entra um colega, se...
05-01-2011 21:30
  COMUNICAR ERRO   Começou ontem, 04 de janeiro, na Rede Record as 23:00 a minissérie "Sansão e Dalila". A trama rendeu o mesmo índice de...
04-01-2011 19:43
  COMUNICAR ERRO Pouco divulgado e acessado o site do apóstolo Estevam Hernandes está no ar desde o dia 8 de março de 2010.   Com muitas...
04-01-2011 19:11
  COMUNICAR ERRO   Após abrir 19 igrejas em São Paulo, Recife, Natal, Manaus e Lages, o bispo Gilberto Alves, conhecido como Giba comunicou...
03-01-2011 20:14
  COMUNICAR ERRO   No dia 14 de janeiro de 2011a Folha Renascer completará 1 ano no ar, por isso o site preparou uma promoção. Para...
02-01-2011 22:38
  COMUNICAR ERRO   SOS da Vida Começou os preparativos para o SOS da Vida no litoral. Dia 06 de janeiro de 2011 no Guarujá Avenida Santos...
<< 19 | 20 | 21 | 22 | 23 >>