Leia entrevista com o Apóstolo Estevam há 20 anos

21-05-2010 21:52

 

COMUNICAR ERRO

 

Aos 36 anos de idade, Estevam Hernandes dirigia sua própria empresa de informática e se destacava por ser o pastor e fundador da Igreja Evangélica Renascer em Cristo. Confira uma entrevista de 1990, pouco depois do início de seu ministério

 

 

A vida deste executivo paulista de 36 anos poderia ser semelhante à de tantos outros. Formado em Administração de empresas, com especialização no Japão, foi gerente de marketing da Xerox do Brasil e Itautec e hoje (1990) dirige sua própria empresa de representação na área de informática. Casado, pai de dois filhos, classe média, o que o torna uma figura singular é o fato de ser pastor e fundador da Igreja Evangélica Renascer em Cristo. Para falar desse movimento e da sua vida o pastor Estevam recebeu a extinta revista Kerigma na sede da Igreja, em São Paulo.

Kerigma - Fale-nos sobre você

Hernandes - Meu discipulado foi ministrado pelo pastor presbiteriano Epaminondas Silveira Lima, já falecido, que iniciou uma obra chamada Pentecostal da Bíblia, hoje com mais de 100 templos em todo o país. A marca que ele imprimiu à minha formação religiosa permaneceu. Passei a participar de movimentos evangélicos especialmente voltados aos jovens, desenvolvendo trabalhos inéditos até então. Tornei-me co-pastor da Igreja Cristã Evangélica, época em que minha atividade profissional na Xerox ainda prevalecia sobre a atividade ministerial. Foi quando Deus resolveu dar uma guinada na minha vida e o movimento Renascer em Cristo teve início. Um trabalho de recuperação de vidas, desenvolvido fora dos padrões até então estruturados que começou com poucas pessoas, em minha própria casa. Com a presença de Deus os milagres da obra começaram a acontecer independentemente de um planejamento ou qualquer tipo de projeção de nossa parte. E aqui estamos hoje.

Kerigma – Sua igreja está sendo considerada o mais novo fenômeno do movimento evangélico em São Paulo. Por quê?

Hernandes - Eu atribuo esse destaque à forma como Deus nos tem aberto as portas. Ocupamos hoje um espaço de 3.000m2 de área construída, que já foi considerado o maior de São Paulo. Isso representa a concretização de um sonho que julgávamos irrealizável, até porque não queríamos construir um templo religioso, apenas. Queríamos reunir igreja, teatro, galeria de arte, enfim, uma série de atividades a serviço do Reino de Deus, porém fora das convenções que até então balizavam o trabalho pastoral. E Deus nos atendeu. Hoje realizamos aqui reuniões de 3.500 participantes sentados, não raro atingindo 5.000 pessoas no total.

Kerigma – Conte-nos sobre o processo de aquisição desse espaço.

Hernandes - Quando minha casa ficou pequena para as reuniões, alugamos uma sala anexa a uma Pizzaria, em São Paulo/SP. Logo em seguida o governo decretou o Plano Cruzado, o movimento da Pizzaria aumentou e o proprietário quis a sala de volta. Na iminência de ficarmos sem um local para as reuniões, juntei o grupo e recolhemo-nos a um sítio para um fim de semana inteiro de jejum e orações. Foi quando Deus, através de uma palavra profética, falou conosco. Disse que havia preparado um local para a instalação da igreja e que esse local seria do jeito que eu lhe solicitara. Deveríamos simplesmente procurar. E como procuramos. Era época de eleições e não havia absolutamente nada disponível. Um dia, deparamo-nos com uma igreja antiga, abandonada. Era a Igreja Evangélica Árabe. Alugamos o imóvel e fizemos o primeiro culto dominical entre ruínas e na companhia de morcegos. Ali demos início ao ministério de reconstrução de vidas, recebendo pessoas com as mais diversas carências e com todo o tipo de ferimentos espirituais. Um ano depois, mesmo com as ampliações que fizemos, a igreja estava pequena. Algum tempo depois encontramos este espaço, cujo preço, em dólares, era muitíssimo superior às nossas possibilidades. Deus indicou-nos então um irmão, industrial, que acreditou na causa e na missão que fora confiada. Comprou a propriedade e aqui estamos.

Kerigma – Um espaço físico apropriado é uma ferramenta poderosa. Contudo, temos visto igrejas vazias, apesar de bem instaladas. A sua está sempre lotada. Por quê?

Hernandes - Ao nosso ministério de Reconstrução de Vidas, denominado Ministério Neemias. Com isso as pessoas encontraram guarida, liberdade e um campo fértil para o desenvolvimento dos trabalhos. Contudo, o que gerou um crescimento substancial no movimento foi nossa visão evangelística total, desvinculada de qualquer linha teológica pré-estabelecida.

Kerigma – Explique-nos a diferença entre o evangelismo ortodoxo e o que você chama de evangelismo total.

Hernandes - O evangelismo total prega a recuperação do homem na sua totalidade: corpo, alma e espírito. Em nível de corpo procuramos recuperar, por exemplo, viciados em álcool ou drogas, reinserindo-os no contexto social. O segundo passo é a reestruturação psicológica do indivíduo. O terceiro é um trabalho discipular, muito firme, sempre atrelado a evangelização ao aspecto social, participativo.

Kerigma – Para que lado caminha a igreja brasileira?

Hernandes - Eu vejo essa caminhada com preocupação, pois hoje existem mais pessoas fora do que dentro da igreja. Esta não tem acompanhado a evolução dos acontecimentos, não tem se integrado ao aspecto social do mundo de hoje. Daí a abertura de espaços que estão sendo ocupados por movimentos que podemos dizer vindos das trevas.

Kerigma – Esse processo tem a ver com a própria estrutura denominacional?

Hernandes - Tem. E essa convicção está presente inclusive na Igreja Católica, segundo me disse uma autoridade eclesiástica de São Paulo. Segundo ele, a tranqüilidade de Roma decorre do fato de que no Brasil as denominações nunca deixarão que o evangelho tome o lugar que deveria.

Kerigma – Por que isso acontece?

Hernandes - O grande problema é o sectarismo, pois a estrutura denominacional, em si, é boa. Se a igreja Batista se unisse à Presbiteriana e à Assembleia de Deus, por exemplo, e formássemos verdadeiramente o Corpo de Cristo, teríamos hoje no Brasil pelo menos o dobro dos 30 milhões de evangélicos existentes.

Kerigma – Teria a estrutura denominacional se tornado em gesso para o Espírito Santo?

Hernandes - É pior do que isto. É como se o Espírito Santo tivesse sido colocado no centro de um iceberg posto a navegar pelo Pólo Norte. Perdeu-se a essência da palavra e abriu-se caminho para um bispo Edir Macedo.

Kerigma – O que você tem a dizer sobre o bispo Macedo?

Hernandes - A grande culpada é a igreja evangélica de um modo geral. Se a igreja tivesse estado aberta às necessidades do povo, movimento como esse, liderado pelo bispo Macedo, não aconteceriam.



Kerigma – Dizem que muita gente famosa freqüenta sua igreja. É verdade?

Hernandes - Sim. A Virgínia Novick, das Lojas Marisa, é um exemplo de pessoa famosa que participa da nossa igreja.

Kerigma – O piloto Ayrton Senna também?

Hernandes - Ele esteve aqui uma vez, mas não pode descer do carro devido ao tumulto que causou. No entanto, nós ministramos discipulado a ele através de fitas de vídeo.

Kerigma – Mais alguém famoso?

Hernandes - Sim. O Mingo, ex-integrante dos Incríveis, o Marcelo, ex-Rádio Táxi, que hoje é baterista do Katsbarnéa, além de outras figuras famosas que estamos discipulando e no momento não convém mencionar.

Kerigma – Fale-nos um pouco mais sobre o Ministério Neemias, sobre essa reconstrução de vidas.

Hernandes - Nós procuramos desenvolver o potencial das pessoas, independentemente dos atos que elas possam ter praticado. Somos contrários à posição das igrejas que atiram fora seus membros que cometeram erros, fechando-lhes inclusive as portas do céu. Nós acreditamos na recuperação das pessoas, sejam quais forem às circunstâncias, e trabalhamos por isso.

Kerigma - Fale-nos sobre a banda Katsbarnéa.

Hernandes - O Katsbarnéa é uma dessas coisas loucas que Deus nos reservou. Eu procurava um veículo para a palavra de Deus fora da barreira das religiões. Foi quando conheci o Simion, hoje líder da banda, num evento da Xerox. A ele se uniram outros músicos e o Katsbarnéa foi formado. Foi uma revolução, pois o som era muito forte, ainda que de altíssima qualidade. Todo um trabalho de discipulado foi feito com os músicos e hoje o grupo supera a condição de conjunto musical. De ex-drogados os rapazes do Katsbarnéa se transformaram em um ministério de evangelismo. Em tempo: Katsbarnéa é uma palavra grega, que significa consagrado.

Kerigma – Como você concilia a atividade de pastor com a de executivo? Não seria melhor dedicar-se só ao pastoreio? E a família, como fica?

Hernandes - Minha mulher Sônia e meus filhos Felipe e Fernanda são totalmente integrados à igreja. Eles não se importam, por exemplo, em ocupar apenas um quarto em nossa casa e ceder temporariamente o resto para irmãos que estejam sem ter onde morar. A conciliação pastor/executivo é, sem dúvida, desgastante. Mas sei que estou sendo usado por Deus como exemplo para outras pessoas. A minha vida profissional é usada para o reino do Senhor, como um testemunho de que conciliação é possível, que um executivo de sucesso também pode servir à causa de Deus. E essa compatibilidade tem dado credibilidade ao nosso trabalho e ajudado a conquistar gente nova para o movimento.

Kerigma – Fale-nos sobre as conversões de filhos de pastores que têm ocorrido na sua igreja.

Hernandes - Temos aqui vários filhos de pastores tradicionais, daqueles que precisavam passar para suas comunidades a idéia de que eram santos e infalíveis. Só que dentro de casa eram homens comuns, com imperfeições inerentes à condição humana. Presenciar esse paradoxo todos os dias fez tanto mal a esses jovens que muitos deles afastaram-se completamente da igreja. Aqui eles encontraram a religião com liberdade. O trabalho é árduo, mas plenamente recompensado quando descobrem que “Deus funciona”.

Kerigma – Agradecemos o seu tempo, e queremos agora sua palavra final.

Hernandes - É a palavra do entendimento da vontade de Deus, que é sempre boa, perfeita e agradável. Neste mundo onde hoje Satanás faz estragos como nunca, onde há tanta miséria, tantos escândalos, a igreja precisa viver não mais só o Evangelho da letra. É necessário viver o Evangelho do Espírito e o Evangelho do amor.

Com informações da extinta Revista Kerigma e os Colaboradores:

Volney Faustini,
Alex Fajardo,
Solomon

Via: OGalileo

 

O Apóstolo Estevam se manifestou sobre a reportagem. Perguntado se houve alguma mudança, o líder da Renascer disse via twitter: "cm certeza mudou muitassss coisas ,crescemos ,envelhecemos ,amadurecemos ,mas a essência permaneceu ,se e isso que vc quer saber"

Fonte: Folha Renascer

 

https://solomon1.com/a/wp-content/uploads/2010/05/03.jpg

 

Na sua Opinião, mudou muita coisa?

Deixe sua opinião abaixo mas com respeito, contendo nome e assunto, caso contrário será apagado.

Comentários

Entrevista...

Will 04-06-2010
Legal a entrevista....gostei muiuto...

Reclamaram de algumas aí....
como o CMF por exemplo.... Não vejo que foi esquecido, porque hoje não é o principal, e tem outras áreas a seremm exploradas.. ex. agora surgiu a banda do PA com axé.... As vigilias de pagode... rock foi revolução na década passada.. agora é rave, balada, e por aí vai....


Demais a entrevista... pra mim a essencia não mudou, até q tenha mudado as formas de trablhos e tal... talvez alguns estão estranhando porque agora não é mais moda ser Renascer... É amor a Deus, a palavra, é estar disposto particulamente pela obra da igreja.....
Isso sim mudou....

A Nuvem Anda

Cleveland 28-05-2010
è fácil falar que antes era melhor e que hj não é mesma coisa , mas a verdade é que as mudanças acontecem e a Igreja não é apena o Apostolo ou a Bispa , como vc corresponde ao chamado e ao serviço na Igreja ? agora vai fazer parte de uma igreja tradicional , religiosa pra vc ver , ou sai então e começa uma obra, quem apenas faz as criticas de mudança , aí eu quero ver , mas a maioria fica mudando de igreja em Igreja em vez de acompanhar as mudanças. E os resultados ? como anda a sua vida , sua familia , seu minsiterio e na hora da provação ? todo mundo sabe oq o apostolo e a bispa estão passando com os processos e acusações e na familia com o Bpo Tid , e tem gente que qdo perde o emprego entra em desespero ..É facil falar oq mudou , e ainda bem que mudou señão seriamos hj uma igreja religiosa como tantas outras que não perceberam que a nuvem andou . Acho q tem gente que conversaa fiado demais e esquece de correr pq a nuvem anda .

mudanças...

Antonio 28-05-2010
Umas das mudanças vísiveis, na época se criticava Bp Edir, hoje, se faz mais ou menos o que ele faz...

Deus tenha misericordia!

O que não muda na Renascer são as mundanças

Gabriel Melo 26-05-2010
Realmente ela mudou sim, conheci a antiga Renascer, e sei que hoje exista quase nada dela, o foco mudou, as coisas mudaram, a visão é maravilhosa, mas algo se perdeu no caminho.

Sai de lá porque não me sentia mais a vontade, e estava de saco cheio de ver sempre as mesmas coisas, se perdeu a essência.

Não quero o fim da Renascer, quero que ela volte a sua essência, não sei se volto para lá, porque o meu foco sempre foi e sempre será Jesus Cristo.

Seja você da igreja que for, a essência tem que estar em você, Cristo tem que estar em você, e Ele lhe dira a paz que o seu coração precisa.

Amo este Ministério

simone 26-05-2010
Por tudo que andam falando por aí....Acho que falta um pouco de Deus em todos nós.... Se tivessemos mais de Jesus... não perderiamos tempo aqui para tecer criticas ao Apostolo, a Bispa....queridos queria convidá-los a fazer diferente o resgate de vidas, o envio apostólico esta em nós.... acredito que não é a visão quem mudou fomos nós, aquele que é guardião em 1º lugar não ataca seu próprio corpo e sim o preserva.... infelizmente como corpo de Cristo fico muito triste com as criticas.... e com os sairam sabe pq, no final da conta quem sai perdendo somos nós que abandonamos o barco no meio do caminho .... digo isto com propriedade passamos por momentos de dificuldade no decorrer da nossa trajetória com o Senhor..... Me pergunto quantas vz não critiquei ao Senhor por não entender o momento da luta, no final das contas me arrependi, pedi perdão... tenho tido o meu coração trabalhado pelo Senhor dia a dia e isso não acontece só comigo, nem deixa de acontecer com os nossos queridos Apostolo e Bispa..... Somos Amadurecidos, trabalhados obtemos experiências com Deus que nos fazem crescer...Muitos falam , mas poucos arregassam as suas mangas e põem suas mãos no arrado para trabalhar....realmente grande e extensa é a obra, poucos são os que realmente querem pagar o preço.....muitas vezes temos a tendência a atribuir culpa aos outros por frustrações que são nossas falo de mim também(não sou perfeita, não espero também a perfeição em homens).......estou no ministério a mais de dez anos, passei por várias mudanças, transformações tenho uma divida de amor com a vida Deles.....Eles me ensinaram a amar a obra, amar ao Senhor..... a ter zelo dedicação as vidas.....já fiz tanta coisa e faço neste ministério sabe não me arrependo de nenhuma se quer...vendo adesivos, arrecadamos Alimentos, fazemos caretaço....por Amor a Deus..ah!! Bons Tempos.....Tempos Maravilhosos......Falar do ungido isso concerteza entristece o coração de Deus.... Lembre- Se: A Obra é De Deus...A Unção é de Deus...Você acha que Deus Alguma vez, fez algo errado tudo esta no controle Dele......nem eu nem ninguém temos o poder a autoridade pra julgarmos.......desculpem o desabafo....Pra onde irei eu....Sendo que só tu tens palavra de vida eterna......Que santa ceia foi essa deste último mês........Jesus me batiza com essa Fé!!!!!

Mudou muiiito

William Cruz 25-05-2010
Na antiga Renascer :

O modo loco com qual era pregado o evangelho, existia um vontade realmente por vidas , e em primeiro lugar . Eu tinha orgulho de ser um careta maluco ! Levantava a bandeira do evangelho sem manchas !

A Atual Renascer: As metas são os principais focos ! O CMF , já não recebe Apoio ! A palavra Apostolico virou parte do vocabulario. Perdemos grandes membros como :Rina. bispo zé , Batista e muitos outros .Infelizmente , a bandeira do evangelho machada, a marcha para Jesus virou politica ! A Oração do ano apostolico ,se parece com reza é algo robotico.

Parei por aqui!!

Mas apesar de tudo eu ainda amo esse ministerio , e espero um dia ainda voltar a ver Renascer em Cristo como era antes .

Re:Mudou muiiito

Will 04-06-2010
Modo de como era pregado antes... não mudou.... Vejo vidas restauradas a todo momento....

Atualmente.... Hoje quase não temos metas, a não ser a construção da sede que desabou..... Antes os desafios eram mais fortes...... Hoje o que nós temos é o compromisso com radios, tv, alugueis... e por aí vai....

Antes conquistavamos para adquirir, hoje para manter se gasta mais para adquirir.....

Glória a Deus..... T amo Will..rs

irá mudar mais ainda

reflexão 24-05-2010
saudades deste tempo em q eu era de uma outra denominação e morria de vontade ser Renascer... logo em seguida em 95 fui de mala e cuia ....

hj não é nem sombra desta antiga Renascer ... o amor pelas vidas diminuiu... o amor aos desafios e resultados aumentaram e a essência a mesma ??? só se for pra alguns membros pq p/ lideres e bispos em Geral até a essência mudou!!!

palavras de um Pastor da Zn de são paulo em Crise ministerial por amor tanto essa igreja mas nao aceitar seu estado Hj...

nunca é tarde pro arrependimento...

nem pra mim
nem pro apóstolo e pra bispa...

Re:irá mudar mais ainda

Marcos 25-05-2010
Que coisa mesmo, como conseguiu mudar tanto??? mantém essência??? só se for no dinheiro!!! mas agora é só ver no que vai dar....

Re:Re:irá mudar mais ainda

Sandy 27-05-2010
Mantém a essência sim e é o bom cheiro de Cristo que satanás tem ódio mortal. HAAAAAAAAAAaaaaa
1 | 2 | 3 >>

Novo comentário

Notícias

04-12-2013 13:14
WebChat COMUNICAR ERRO   Neste sábado (7/12), a partir das 17h30, todos os oficiais da Igreja Apostólica Renascer em Cristo estarão...
01-12-2013 20:10
WebChat COMUNICAR ERRO   Paul Franklin Crouch , co- fundador da Trinity Broadcasting Network , morreu aos 79 anos , de acordo com o site...
29-11-2013 14:26
WebChat COMUNICAR ERRO   A  UM Entretenimento, empresa responsável pelas mídias sociais da Universal Music Christian Group,...
27-11-2013 12:14
WebChat COMUNICAR ERRO   Azedou a relação entre o Palácio do Planalto e a cúpula do Exército brasileiro. Sem que a presidente Dilma Rousseff...
26-11-2013 21:22
WebChat COMUNICAR ERRO O bispo Tid que completa 35 anos de idade continua internado, segundo informações o filho do líder apóstolo Estevam e Bispa...
25-11-2013 12:30
WebChat COMUNICAR ERRO Dignidade, restauração e um caminho de libertação. São estes os principais objetivos do Centro de Recuperação Renascer...
24-11-2013 19:55
WebChat COMUNICAR ERRO O site UOL pertencente ao grupo Folha de São Paulo, trouxe recentemente matéria em que debocha dos cristãos e em especial da...
24-11-2013 19:19
A igreja Renascer em Cristo lançou recentemente o "Clube Gideão. Agora quem contribuir com as obras assistencias da extinta fundação Renascer, terá...
19-11-2013 17:54
WebChat COMUNICAR ERRO A Universal Music Christian definiu a data e o local do lançamento do novo trabalho do Renascer Praise, maior grupo de...
19-11-2013 17:19
Com base no tema "Os Campos Estão Brancos", começa nesta terça-feira (19/11), o “Jejum da Abundância dos Lagares”. A abertura da campanha...
18-11-2013 18:56
De acordo com membros da Renascer Bahia,  o "Bispo" Jefferson Hernandez, deixou a Bahia e retornou à São Paulo depois de ser acusado de desviar...
03-07-2013 19:42
No próximo dia 20 de julho, a partir das 19 horas, acontece um dos eventos mais esperados do ano: o lançamento do CD Sejam Cheios do Espírito...
07-04-2013 12:06
A oferta de amor por aquilo que se deseja foi ministrada pelo apóstolo Estevam Hernandes neste sábado (6/04) durante a Ceia de Oficiais do mês de...
22-03-2013 19:35
Hoje, 22 de março é a data em que se comemora o aniversário do líder da Igreja Renascer em Cristo, Apóstolo Estevam Hernandes, líder evangélico,...
20-03-2013 19:55
WebChat COMUNICAR ERRO O Reborn Team, ministério de artes marciais da Igreja Renascer em Cristo, realizará no próximo dia 13 de Abril a 1ª edição do...
19-03-2013 21:51
WebChat COMUNICAR ERRO Em parceria com a Rede Super de Televisão, o Renascer Prime transmitirá o 14º Congresso de Louvor e Adoração Diante do Trono...
19-03-2013 21:32
WebChat COMUNICAR ERRO Faltam poucos dias para o “Encontro de Casais”, retiro, que acontece do dia 28/04 a 01/05, no Thermas Olimpia Resort, em...
17-03-2013 10:04
WebChat COMUNICAR ERRO Justiça Um membro entrou na justiça contra a Igreja Renascer em Cristo e  bispa Sonia Hernandes. A fiel pede ...
16-03-2013 16:18
WebChat COMUNICAR ERRO Os moradores do Condomínio Edifício Perobas entraram na justiça pedindo o fechamento da Igreja Renascer Regional Jabaquara e...
16-03-2013 13:54
WebChat COMUNICAR ERRO Em comemoração ao aniversário do município de Cotia (SP),  a arena da Festa do Peão de Boiadeiro, festividade...
15-03-2013 20:47
Vem aí a primeira balada do ano de 2013: "O2 BlackOut" que reunirá música eletrônica, sertanejo, axé, funk e black. Presença confirmada de: DJ MP7,...
15-03-2013 12:13
Tidos como o pulmão da Renascer, os jovens do O2 abriram a nova temporada do programa na Rede Gospel de Televisão, dançando o "Harlem Shake". O que...
13-03-2013 19:29
Nesta quinta-feira (14), começa em todas as igrejas Renascer em Cristo o “Jejum dos Montões”. A abertura da nova campanha será realizada em três...
12-03-2013 19:21
Hoje, 12 de março, é uma data muito especial para a Igreja Renascer em Cristo. A instituição completa 27 anos de existência. Fundada na casa do...
1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>