O Cristão e as Lutas: Habilitação para patamares superiores

27-03-2011 18:46

 

 

Alguns Irmãos, acham que pelo fato de terem aceitado Jesus, pelo fato de terem se tornado crentes, encontraram uma receita para viver sob um mar de rosas, uma calmaria sem fim.

Nada mais errado, o fato de aceitar a Jesus não nos garante eterna exclusão de aflições e lutas. Pelo contrário, estar na presença do Senhor, geralmente nos traz mais e mais lutas.

 

Jesus nos avisou em João 16:33


33 Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.

 

Vejamos um exemplo na Bíblia: No Antigo Testamento, no primeiro Livro da Bíblia mais especificamente em Gênesis Capítulos 37 a 50 vemos a História de José.

José era temente a Deus, era honrado por Ele pois era sem dúvida o filho predileto de seu Pai Israel (Jacó). José tinha pai rico, vida ganha, não precisava conquistar nada, tinha casa, comida, dinheiro da fortuna de seu pai a disposição para “Curtir a Vida”, era o protótipo partidão da Igreja, o filho do Pastor.

Mas mesmo sendo temente a Deus, correto, honesto perseverante na fé José passou por muitas coisas que para os olhos de muitos crentes atuais, soa como absurdos sem tamanho:

Foi vítima de ciúme de seus irmãos a ponto de ser vendido como escravo, depois sendo escravo foi colocado como chefe da casa de seu “dono” quando foi atacado pela mulher deste sendo preso injustamente. Na prisão, encontrou dois servos de faraó que estavam presos e sendo abençoado por Deus lhes, interpretou os sonhos dos dois corretamente. Com isso acabou sendo levado por Deus para interpretar os sonhos do próprio Faraó, a quem impressionou tanto que acabou sendo colocado como governador de todo Egito.

Porque José teve que passar por tudo aquilo? Porque o Senhor não podia apenas dar a bênção diretamente a ele, o poupando de tanta luta e sofrimento?
Neste exemplo vemos que na vida como Cristãos nós teremos aflições, lutas, trabalho duro.

Aqui vemos também um exemplo típico entre muitos na Bíblia de homens que passam por lutas e devido a estas lutas são colocados em vitória e após a vitória mais lutas vem, para colocá-los em mais vitórias. Este é um círculo virtuoso de todo homem que segue os caminhos do Senhor.

Voltando ao caso de José, ele foi colocado como governador do Egito, uma nação tão próspera que exercia domínio sobre a maioria das regiões próximas, como todo mediterrâneo até a Mesopotamia incluindo as terras do pai de José. Ser colocado como governador, era a promessa de Deus em sua vida.

Mas imagine ser governador de uma nação tão poderosa, imagine a responsabilidade de cuidar de todos os assuntos de um país governado por um déspota que se quisesse poderia mandar executá-lo a qualquer momento. Esta era outra luta, outra habilitação, outra glória, outra vitória.

José viu seus irmãos, os mesmos que o traíram procurá-lo se curvarem perante ele assim como viu em seu sonho e mesmo tendo autoridade para isso, não usou de vingança para com eles, preferiu obedecer ao Senhor e se reconciliar com sua família.

 

Vejamos Gênesis 13:14-18:


14 Disse o SENHOR a Abrão, depois que Ló se separou dele: Ergue os olhos e olha desde onde estás para o norte, para o sul, para o oriente e para o ocidente;
15 porque toda essa terra que vês, eu ta darei, a ti e à tua descendência, para sempre.
16 Farei a tua descendência como o pó da terra; de maneira que, se alguém puder contar o pó da terra, então se contará também a tua descendência.
17 Levanta-te, percorre essa terra no seu comprimento e na sua largura; porque eu ta darei.
18 E Abrão, mudando as suas tendas, foi habitar nos carvalhais de Manre, que estão junto a Hebrom; e levantou ali um altar ao SENHOR.

 

 

Abraão,  havia acabado de se separar de seu sobrinho Ló, neste momento o Senhor lhe mostra Canaã, a terra que seria dele, Canaã era a promessa do Senhor.

Canaã era a promessa de Deus para a vida de Abraão Naquele momento, o “novo patamar”. Canaã era o Lugar onde Abraão deveria habitar.

Um pouco antes em Gênesis 13: 2 vemos que Abraão já era um homem rico ou seja já tinha uma situação confortável pelo menos financeiramente: 2 Era Abrão muito rico; possuía gado, prata e ouro.

Ele não precisaria mudar, com suas posses poderia comprar uma terra perto de seu pai sem lutar sem dores de cabeça.

Mas Canaã era a promessa para sua vida naquele momento, Canaã naquela hora era o lugar onde viveria um novo patamar, uma nova luta. Sim, quando seguimos os caminhos do Senhor, temos uma luta e somos vitoriosos, automaticamente este novo patamar, este novo estágio nos traz mais lutas.

Abraão estava em sua caminhada de glória em  glória, de vitória em vitória,  e já estava vivendo as promessas do Senhor e Canaã seria uma luta em um patamar melhor.

Temos lutas para que sejamos vitoriosos, como cristãos firmes nos caminhos do Senhor, enfrentamos lutas e graças ao nosso Senhor Jesus Cristo que não apenas luta conosco mas luta por nós temos a vitória mas esta vitória não que dizer o fim das lutas mas sim uma luta maior, para nos capacitar a um outro estágio ainda maior que este e assim sucessivamente.

Abraão não teve moleza, assim que chegou em Canaã, teve que lutar contra aqueles que ocupavam a sua promessa para tomar conta da terra que o Senhor havia lhe dado, vemos isso em Gênesis 14.

Abraão teve que lutar contra os posseiros da terra que o Senhor havia lhe dado. Hoje os posseiros em nossa vida são todos os sentimentos negativos:  desânimo, egoísmo, preguiça, soberba, arrogância, miséria, ganância, ou seja tudo aquilo que nos impede de lutar.

Todas as lutas são de Deus? Bem, temos  que analisar Deuteronômio 28, pois se seguirmos aquilo que está escrito nos versículo 1 e 2:


1 Se atentamente ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o SENHOR, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra.
2 Se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos:

 

Teremos como resultado tudo o que está escrito nos versículos 3 até o 13:

 

3 Bendito serás tu na cidade e bendito serás no campo.
4 Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais, e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas.
5 Bendito o teu cesto e a tua amassadeira.
6 Bendito serás ao entrares e bendito, ao saíres.
7 O SENHOR fará que sejam derrotados na tua presença os inimigos que se levantarem contra ti; por um caminho, sairão contra ti, mas, por sete caminhos, fugirão da tua presença.
8 O SENHOR determinará que a bênção esteja nos teus celeiros e em tudo o que colocares a mão; e te abençoará na terra que te dá o SENHOR, teu Deus.
9 O SENHOR te constituirá para si em povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do SENHOR, teu Deus, e andares nos seus caminhos.
10 E todos os povos da terra verão que és chamado pelo nome do SENHOR e terão medo de ti.
11 O SENHOR te dará abundância de bens no fruto do teu ventre, no fruto dos teus animais e no fruto do teu solo, na terra que o SENHOR, sob juramento a teus pais, prometeu dar-te.
12 O SENHOR te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo e para abençoar toda obra das tuas mãos; emprestarás a muitas gentes, porém tu não tomarás emprestado.
13 O SENHOR te porá por cabeça e não por cauda; e só estarás em cima e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do SENHOR, teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir.

 

Neste caso podemos ver que  nossas lutas serão sim para nos habilitar para novos patamares, de glória em glória, de vitória em vitória.

Mas se o que predominar em nossas vidas for aquilo que está descrito nos versículos 14 e 15:


14 Não te desviarás de todas as palavras que hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, seguindo outros deuses, para os servires.
15 Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz do SENHOR, teu Deus, não cuidando em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos que, hoje, te ordeno, então, virão todas estas maldições sobre ti e te alcançarão:

 

Teremos como resultado aquilo que vemos nos versículos 16 a 68:


16 Maldito serás tu na cidade e maldito serás no campo.
17 Maldito o teu cesto e a tua amassadeira.
18 Maldito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas.
19 Maldito serás ao entrares e maldito, ao saíres.
20 O SENHOR mandará sobre ti a maldição, a confusão e a ameaça em tudo quanto empreenderes, até que sejas destruído e repentinamente pereças, por causa da maldade das tuas obras, com que me abandonaste.
21 O SENHOR fará que a pestilência te pegue a ti, até que te consuma a terra a que passas para possuí-la.
22 O SENHOR te ferirá com a tísica, e a febre, e a inflamação, e com o calor ardente, e a secura, e com o crestamento, e a ferrugem; e isto te perseguirá até que pereças.
23 Os teus céus sobre a tua cabeça serão de bronze; e a terra debaixo de ti será de ferro.
24 Por chuva da tua terra, o SENHOR te dará pó e cinza; dos céus, descerá sobre ti, até que sejas destruído.
25 O SENHOR te fará cair diante dos teus inimigos; por um caminho, sairás contra eles, e, por sete caminhos, fugirás diante deles, e serás motivo de horror para todos os reinos da terra.
26 O teu cadáver servirá de pasto a todas as aves dos céus e aos animais da terra; e ninguém haverá que os espante.
27 O SENHOR te ferirá com as úlceras do Egito, com tumores, com sarna e com prurido de que não possas curar-te.
28 O SENHOR te ferirá com loucura, com cegueira e com perturbação do espírito.
29 Apalparás ao meio-dia, como o cego apalpa nas trevas, e não prosperarás nos teus caminhos; porém somente serás oprimido e roubado todos os teus dias; e ninguém haverá que te salve.
30 Desposar-te-ás com uma mulher, porém outro homem dormirá com ela; edificarás casa, porém não morarás nela; plantarás vinha, porém não a desfrutarás.
31 O teu boi será morto aos teus olhos, porém dele não comerás; o teu jumento será roubado diante de ti e não voltará a ti; as tuas ovelhas serão dadas aos teus inimigos; e ninguém haverá que te salve.
32 Teus filhos e tuas filhas serão dados a outro povo; os teus olhos o verão e desfalecerão de saudades todo o dia; porém a tua mão nada poderá fazer.
33 O fruto da tua terra e todo o teu trabalho, comê-los-á um povo que nunca conheceste; e tu serás oprimido e quebrantado todos os dias;
34 e te enlouquecerás pelo que vires com os teus olhos.
35 O SENHOR te ferirá com úlceras malignas nos joelhos e nas pernas, das quais não te possas curar, desde a planta do pé até ao alto da cabeça.
36 O SENHOR te levará e o teu rei que tiveres constituído sobre ti a uma gente que não conheceste, nem tu, nem teus pais; e ali servirás a outros deuses, feitos de madeira e de pedra.
37 Virás a ser pasmo, provérbio e motejo entre todos os povos a que o SENHOR te levará.
38 Lançarás muita semente ao campo; porém colherás pouco, porque o gafanhoto a consumirá.
39 Plantarás e cultivarás muitas vinhas, porém do seu vinho não beberás, nem colherás as uvas, porque o verme as devorará.
40 Em todos os teus limites terás oliveiras; porém não te ungirás com azeite, porque as tuas azeitonas cairão.
41 Gerarás filhos e filhas, porém não ficarão contigo, porque serão levados ao cativeiro.
42 Todo o teu arvoredo e o fruto da tua terra o gafanhoto os consumirá.
43 O estrangeiro que está no meio de ti se elevará mais e mais, e tu mais e mais descerás.
44 Ele te emprestará a ti, porém tu não lhe emprestarás a ele; ele será por cabeça, e tu serás por cauda.
45 Todas estas maldições virão sobre ti, e te perseguirão, e te alcançarão, até que sejas destruído, porquanto não ouviste a voz do SENHOR, teu Deus, para guardares os mandamentos e os estatutos que te ordenou.
46 Serão, no teu meio, por sinal e por maravilha, como também entre a tua descendência, para sempre.
47 Porquanto não serviste ao SENHOR, teu Deus, com alegria e bondade de coração, não obstante a abundância de tudo.
48 Assim, com fome, com sede, com nudez e com falta de tudo, servirás aos inimigos que o SENHOR enviará contra ti; sobre o teu pescoço porá um jugo de ferro, até que te haja destruído.
49 O SENHOR levantará contra ti uma nação de longe, da extremidade da terra virá, como o vôo impetuoso da águia, nação cuja língua não entenderás;
50 nação feroz de rosto, que não respeitará ao velho, nem se apiedará do moço.
51 Ela comerá o fruto dos teus animais e o fruto da tua terra, até que sejas destruído; e não te deixará cereal, mosto, nem azeite, nem as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas, até que te haja consumido.
52 Sitiar-te-á em todas as tuas cidades, até que venham a cair, em toda a tua terra, os altos e fortes muros em que confiavas; e te sitiará em todas as tuas cidades, em toda a terra que o SENHOR, teu Deus, te deu.
53 Comerás o fruto do teu ventre, a carne de teus filhos e de tuas filhas, que te der o SENHOR, teu Deus, na angústia e no aperto com que os teus inimigos te apertarão.
54 O mais mimoso dos homens e o mais delicado do teu meio será mesquinho para com seu irmão, e para com a mulher do seu amor, e para com os demais de seus filhos que ainda lhe restarem;
55 de sorte que não dará a nenhum deles da carne de seus filhos, que ele comer; porquanto nada lhe ficou de resto na angústia e no aperto com que o teu inimigo te apertará em todas as tuas cidades.
56 A mais mimosa das mulheres e a mais delicada do teu meio, que de mimo e delicadeza não tentaria pôr a planta do pé sobre a terra, será mesquinha para com o marido de seu amor, e para com seu filho, e para com sua filha;
57 mesquinha da placenta que lhe saiu dentre os pés e dos filhos que tiver, porque os comerá às escondidas pela falta de tudo, na angústia e no aperto com que o teu inimigo te apertará nas tuas cidades.
58 Se não tiveres cuidado de guardar todas as palavras desta lei, escritas neste livro, para temeres este nome glorioso e terrível, o SENHOR, teu Deus,
59 então, o SENHOR fará terríveis as tuas pragas e as pragas de tua descendência, grandes e duradouras pragas, e enfermidades graves e duradouras;
60 fará voltar contra ti todas as moléstias do Egito, que temeste; e se apegarão a ti.
61 Também o SENHOR fará vir sobre ti toda enfermidade e toda praga que não estão escritas no livro desta Lei, até que sejas destruído.
62 Ficareis poucos em número, vós que éreis como as estrelas dos céus em multidão, porque não destes ouvidos à voz do SENHOR, vosso Deus.
63 Assim como o SENHOR se alegrava em vós outros, em fazer-vos bem e multiplicar-vos, da mesma sorte o SENHOR se alegrará em vos fazer perecer e vos destruir; sereis desarraigados da terra à qual passais para possuí-la.
64 O SENHOR vos espalhará entre todos os povos, de uma até à outra extremidade da terra. Servirás ali a outros deuses que não conheceste, nem tu, nem teus pais; servirás à madeira e à pedra.
65 Nem ainda entre estas nações descansarás, nem a planta de teu pé terá repouso, porquanto o SENHOR ali te dará coração tremente, olhos mortiços e desmaio de alma.
66 A tua vida estará suspensa como por um fio diante de ti; terás pavor de noite e de dia e não crerás na tua vida.
67 Pela manhã dirás: Ah! Quem me dera ver a noite! E, à noitinha, dirás: Ah! Quem me dera ver a manhã! Isso pelo pavor que sentirás no coração e pelo espetáculo que terás diante dos olhos.
68 O SENHOR te fará voltar ao Egito em navios, pelo caminho de que te disse: Nunca jamais o verás; sereis ali oferecidos para venda como escravos e escravas aos vossos inimigos, mas não haverá quem vos compre.

E neste caso como você pode ver, as lutas não são para nos colocar em maiores patamares mas sim para nos colocar em posição de derrota, para que vivamos escravizados por Satanás.

Temos duas escolhas: lutas com vitória ou lutas com a escravidão destruidora de satanás. A escolha é sua.

 

Vamos a luta!

 

2 Coríntios 3:18

18 E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.

Notícias

04-12-2013 13:14
WebChat COMUNICAR ERRO   Neste sábado (7/12), a partir das 17h30, todos os oficiais da Igreja Apostólica Renascer em Cristo estarão...
01-12-2013 20:10
WebChat COMUNICAR ERRO   Paul Franklin Crouch , co- fundador da Trinity Broadcasting Network , morreu aos 79 anos , de acordo com o site...
29-11-2013 14:26
WebChat COMUNICAR ERRO   A  UM Entretenimento, empresa responsável pelas mídias sociais da Universal Music Christian Group,...
27-11-2013 12:14
WebChat COMUNICAR ERRO   Azedou a relação entre o Palácio do Planalto e a cúpula do Exército brasileiro. Sem que a presidente Dilma Rousseff...
26-11-2013 21:22
WebChat COMUNICAR ERRO O bispo Tid que completa 35 anos de idade continua internado, segundo informações o filho do líder apóstolo Estevam e Bispa...
25-11-2013 12:30
WebChat COMUNICAR ERRO Dignidade, restauração e um caminho de libertação. São estes os principais objetivos do Centro de Recuperação Renascer...
24-11-2013 19:55
WebChat COMUNICAR ERRO O site UOL pertencente ao grupo Folha de São Paulo, trouxe recentemente matéria em que debocha dos cristãos e em especial da...
24-11-2013 19:19
A igreja Renascer em Cristo lançou recentemente o "Clube Gideão. Agora quem contribuir com as obras assistencias da extinta fundação Renascer, terá...
19-11-2013 17:54
WebChat COMUNICAR ERRO A Universal Music Christian definiu a data e o local do lançamento do novo trabalho do Renascer Praise, maior grupo de...
19-11-2013 17:19
Com base no tema "Os Campos Estão Brancos", começa nesta terça-feira (19/11), o “Jejum da Abundância dos Lagares”. A abertura da campanha...
18-11-2013 18:56
De acordo com membros da Renascer Bahia,  o "Bispo" Jefferson Hernandez, deixou a Bahia e retornou à São Paulo depois de ser acusado de desviar...
03-07-2013 19:42
No próximo dia 20 de julho, a partir das 19 horas, acontece um dos eventos mais esperados do ano: o lançamento do CD Sejam Cheios do Espírito...
07-04-2013 12:06
A oferta de amor por aquilo que se deseja foi ministrada pelo apóstolo Estevam Hernandes neste sábado (6/04) durante a Ceia de Oficiais do mês de...
22-03-2013 19:35
Hoje, 22 de março é a data em que se comemora o aniversário do líder da Igreja Renascer em Cristo, Apóstolo Estevam Hernandes, líder evangélico,...
20-03-2013 19:55
WebChat COMUNICAR ERRO O Reborn Team, ministério de artes marciais da Igreja Renascer em Cristo, realizará no próximo dia 13 de Abril a 1ª edição do...
19-03-2013 21:51
WebChat COMUNICAR ERRO Em parceria com a Rede Super de Televisão, o Renascer Prime transmitirá o 14º Congresso de Louvor e Adoração Diante do Trono...
19-03-2013 21:32
WebChat COMUNICAR ERRO Faltam poucos dias para o “Encontro de Casais”, retiro, que acontece do dia 28/04 a 01/05, no Thermas Olimpia Resort, em...
17-03-2013 10:04
WebChat COMUNICAR ERRO Justiça Um membro entrou na justiça contra a Igreja Renascer em Cristo e  bispa Sonia Hernandes. A fiel pede ...
16-03-2013 16:18
WebChat COMUNICAR ERRO Os moradores do Condomínio Edifício Perobas entraram na justiça pedindo o fechamento da Igreja Renascer Regional Jabaquara e...
16-03-2013 13:54
WebChat COMUNICAR ERRO Em comemoração ao aniversário do município de Cotia (SP),  a arena da Festa do Peão de Boiadeiro, festividade...
15-03-2013 20:47
Vem aí a primeira balada do ano de 2013: "O2 BlackOut" que reunirá música eletrônica, sertanejo, axé, funk e black. Presença confirmada de: DJ MP7,...
15-03-2013 12:13
Tidos como o pulmão da Renascer, os jovens do O2 abriram a nova temporada do programa na Rede Gospel de Televisão, dançando o "Harlem Shake". O que...
13-03-2013 19:29
Nesta quinta-feira (14), começa em todas as igrejas Renascer em Cristo o “Jejum dos Montões”. A abertura da nova campanha será realizada em três...
12-03-2013 19:21
Hoje, 12 de março, é uma data muito especial para a Igreja Renascer em Cristo. A instituição completa 27 anos de existência. Fundada na casa do...
1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>