Entrevista com o Apóstolo Estevam Hernandes há 20 anos na extinta Revista Kerigma

08-01-2012 12:37
 
 
Aos 36 anos de idade, Estevam Hernandes dirigia sua própria empresa de informática e se destacava por ser o pastor e fundador da Igreja Evangélica Renascer em Cristo. Confira uma entrevista de 1990, pouco depois do início de seu ministério


A vida deste executivo paulista de 36 anos poderia ser semelhante à de tantos outros. Formado em Administração de empresas, com especialização no Japão, foi gerente de marketing da Xerox do Brasil e Itautec e hoje (1990) dirige sua própria empresa de representação na área de informática. Casado, pai de dois filhos, classe média, o que o torna uma figura singular é o fato de ser pastor e fundador da Igreja Evangélica Renascer em Cristo. Para falar desse movimento e da sua vida o pastor Estevam recebeu a extinta revista Kerigma na sede da Igreja, em São Paulo.


 
Kerigma - Fale-nos sobre você

Apóstolo Estevam Hernandes - Meu discipulado foi ministrado pelo pastor presbiteriano Epaminondas Silveira Lima, já falecido, que iniciou uma obra chamada Pentecostal da Bíblia, hoje com mais de 100 templos em todo o país. A marca que ele imprimiu à minha formação religiosa permaneceu. Passei a participar de movimentos evangélicos especialmente voltados aos jovens, desenvolvendo trabalhos inéditos até então. Tornei-me co-pastor da Igreja Cristã Evangélica, época em que minha atividade profissional na Xerox ainda prevalecia sobre a atividade ministerial. Foi quando Deus resolveu dar uma guinada na minha vida e o movimento Renascer em Cristo teve início. Um trabalho de recuperação de vidas, desenvolvido fora dos padrões até então estruturados que começou com poucas pessoas, em minha própria casa. Com a presença de Deus os milagres da obra começaram a acontecer independentemente de um planejamento ou qualquer tipo de projeção de nossa parte. E aqui estamos hoje.


Kerigma – Sua igreja está sendo considerada o mais novo fenômeno do movimento evangélico em São Paulo. Por quê?

Apóstolo Estevam Hernandes - Eu atribuo esse destaque à forma como Deus nos tem aberto as portas. Ocupamos hoje um espaço de 3.000m2 de área construída, que já foi considerado o maior de São Paulo. Isso representa a concretização de um sonho que julgávamos irrealizável, até porque não queríamos construir um templo religioso, apenas. Queríamos reunir igreja, teatro, galeria de arte, enfim, uma série de atividades a serviço do Reino de Deus, porém fora das convenções que até então balizavam o trabalho pastoral. E Deus nos atendeu. Hoje realizamos aqui reuniões de 3.500 participantes sentados, não raro atingindo 5.000 pessoas no total.

 

Kerigma – Conte-nos sobre o processo de aquisição desse espaço.

Apóstolo Estevam Hernandes - Quando minha casa ficou pequena para as reuniões, alugamos uma sala anexa a uma Pizzaria, em São Paulo/SP. Logo em seguida o governo decretou o Plano Cruzado, o movimento da Pizzaria aumentou e o proprietário quis a sala de volta. Na iminência de ficarmos sem um local para as reuniões, juntei o grupo e recolhemo-nos a um sítio para um fim de semana inteiro de jejum e orações. Foi quando Deus, através de uma palavra profética, falou conosco. Disse que havia preparado um local para a instalação da igreja e que esse local seria do jeito que eu lhe solicitara. Deveríamos simplesmente procurar. E como procuramos. Era época de eleições e não havia absolutamente nada disponível. Um dia, deparamo-nos com uma igreja antiga, abandonada. Era a Igreja Evangélica Árabe. Alugamos o imóvel e fizemos o primeiro culto dominical entre ruínas e na companhia de morcegos. Ali demos início ao ministério de reconstrução de vidas, recebendo pessoas com as mais diversas carências e com todo o tipo de ferimentos espirituais. Um ano depois, mesmo com as ampliações que fizemos, a igreja estava pequena. Algum tempo depois encontramos este espaço, cujo preço, em dólares, era muitíssimo superior às nossas possibilidades. Deus indicou-nos então um irmão, industrial, que acreditou na causa e na missão que fora confiada. Comprou a propriedade e aqui estamos.


Kerigma – Um espaço físico apropriado é uma ferramenta poderosa. Contudo, temos visto igrejas vazias, apesar de bem instaladas. A sua está sempre lotada. Por quê?

Apóstolo Estevam Hernandes - Ao nosso ministério de Reconstrução de Vidas, denominado Ministério Neemias. Com isso as pessoas encontraram guarida, liberdade e um campo fértil para o desenvolvimento dos trabalhos. Contudo, o que gerou um crescimento substancial no movimento foi nossa visão evangelística total, desvinculada de qualquer linha teológica pré-estabelecida.

 

Kerigma – Explique-nos a diferença entre o evangelismo ortodoxo e o que você chama de evangelismo total.

Apóstolo Estevam Hernandes - O evangelismo total prega a recuperação do homem na sua totalidade: corpo, alma e espírito. Em nível de corpo procuramos recuperar, por exemplo, viciados em álcool ou drogas, reinserindo-os no contexto social. O segundo passo é a reestruturação psicológica do indivíduo. O terceiro é um trabalho discipular, muito firme, sempre atrelado a evangelização ao aspecto social, participativo.


Kerigma – Para que lado caminha a igreja brasileira?

Apóstolo Estevam Hernandes - Eu vejo essa caminhada com preocupação, pois hoje existem mais pessoas fora do que dentro da igreja. Esta não tem acompanhado a evolução dos acontecimentos, não tem se integrado ao aspecto social do mundo de hoje. Daí a abertura de espaços que estão sendo ocupados por movimentos que podemos dizer vindos das trevas.


Kerigma – Esse processo tem a ver com a própria estrutura denominacional?

Apóstolo Estevam Hernandes - Tem. E essa convicção está presente inclusive na Igreja Católica, segundo me disse uma autoridade eclesiástica de São Paulo. Segundo ele, a tranqüilidade de Roma decorre do fato de que no Brasil as denominações nunca deixarão que o evangelho tome o lugar que deveria.


Kerigma – Por que isso acontece?

Apóstolo Estevam Hernandes - O grande problema é o sectarismo, pois a estrutura denominacional, em si, é boa. Se a igreja Batista se unisse à Presbiteriana e à Assembleia de Deus, por exemplo, e formássemos verdadeiramente o Corpo de Cristo, teríamos hoje no Brasil pelo menos o dobro dos 30 milhões de evangélicos existentes.

 

Kerigma – Teria a estrutura denominacional se tornado em gesso para o Espírito Santo?

Apóstolo Estevam Hernandes - É pior do que isto. É como se o Espírito Santo tivesse sido colocado no centro de um iceberg posto a navegar pelo Pólo Norte. Perdeu-se a essência da palavra e abriu-se caminho para um bispo Edir Macedo.


Kerigma – O que você tem a dizer sobre o bispo Macedo?

Apóstolo Estevam Hernandes - A grande culpada é a igreja evangélica de um modo geral. Se a igreja tivesse estado aberta às necessidades do povo, movimento como esse, liderado pelo bispo Macedo, não aconteceriam.


 
 
Kerigma – Dizem que muita gente famosa freqüenta sua igreja. É verdade?

Apóstolo Estevam Hernandes - Sim. A Virgínia Novick, das Lojas Marisa, é um exemplo de pessoa famosa que participa da nossa igreja.

Apóstolo Estevam Kerigma – O piloto Ayrton Senna também?

Apóstolo Estevam Hernandes - Ele esteve aqui uma vez, mas não pode descer do carro devido ao tumulto que causou. No entanto, nós ministramos discipulado a ele através de fitas de vídeo.

Kerigma – Mais alguém famoso?

Apóstolo Estevam Hernandes - Sim. O Mingo, ex-integrante dos Incríveis, o Marcelo, ex-Rádio Táxi, que hoje é baterista do Katsbarnéa, além de outras figuras famosas que estamos discipulando e no momento não convém mencionar.


Kerigma – Fale-nos um pouco mais sobre o Ministério Neemias, sobre essa reconstrução de vidas.

Apóstolo Estevam Hernandes - Nós procuramos desenvolver o potencial das pessoas, independentemente dos atos que elas possam ter praticado. Somos contrários à posição das igrejas que atiram fora seus membros que cometeram erros, fechando-lhes inclusive as portas do céu. Nós acreditamos na recuperação das pessoas, sejam quais forem às circunstâncias, e trabalhamos por isso.

Kerigma - Fale-nos sobre a banda Katsbarnéa.

Apóstolo Estevam Hernandes - O Katsbarnéa é uma dessas coisas loucas que Deus nos reservou. Eu procurava um veículo para a palavra de Deus fora da barreira das religiões. Foi quando conheci o Simion, hoje líder da banda, num evento da Xerox. A ele se uniram outros músicos e o Katsbarnéa foi formado. Foi uma revolução, pois o som era muito forte, ainda que de altíssima qualidade. Todo um trabalho de discipulado foi feito com os músicos e hoje o grupo supera a condição de conjunto musical. De ex-drogados os rapazes do Katsbarnéa se transformaram em um ministério de evangelismo. Em tempo: Katsbarnéa é uma palavra grega, que significa consagrado.

Kerigma – Como você concilia a atividade de pastor com a de executivo? Não seria melhor dedicar-se só ao pastoreio? E a família, como fica?

Apóstolo Estevam Hernandes - Minha mulher Sônia e meus filhos Felipe e Fernanda são totalmente integrados à igreja. Eles não se importam, por exemplo, em ocupar apenas um quarto em nossa casa e ceder temporariamente o resto para irmãos que estejam sem ter onde morar. A conciliação pastor/executivo é, sem dúvida, desgastante. Mas sei que estou sendo usado por Deus como exemplo para outras pessoas. A minha vida profissional é usada para o reino do Senhor, como um testemunho de que conciliação é possível, que um executivo de sucesso também pode servir à causa de Deus. E essa compatibilidade tem dado credibilidade ao nosso trabalho e ajudado a conquistar gente nova para o movimento.

Kerigma – Fale-nos sobre as conversões de filhos de pastores que têm ocorrido na sua igreja.

Apóstolo Estevam Hernandes - Temos aqui vários filhos de pastores tradicionais, daqueles que precisavam passar para suas comunidades a idéia de que eram santos e infalíveis. Só que dentro de casa eram homens comuns, com imperfeições inerentes à condição humana. Presenciar esse paradoxo todos os dias fez tanto mal a esses jovens que muitos deles afastaram-se completamente da igreja. Aqui eles encontraram a religião com liberdade. O trabalho é árduo, mas plenamente recompensado quando descobrem que “Deus funciona”.

Kerigma – Agradecemos o seu tempo, e queremos agora sua palavra final.

Apóstolo Estevam Hernandes - É a palavra do entendimento da vontade de Deus, que é sempre boa, perfeita e agradável. Neste mundo onde hoje Satanás faz estragos como nunca, onde há tanta miséria, tantos escândalos, a igreja precisa viver não mais só o Evangelho da letra. É necessário viver o Evangelho do Espírito e o Evangelho do amor.
 
Com informações da extinta Revista Kerigma e os Colaboradores

Notícias

15-10-2012 12:29
  WebChat COMUNICAR ERRO Recentemente, o candidado à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad(PT), acusou o candidato José Serra...
14-10-2012 21:59
WebChat COMUNICAR ERRO “A revelação da Graça” foi o tema da ministração do apóstolo Estevam Hernandes na noite de...
14-10-2012 13:29
WebChat COMUNICAR ERRO O cantor e pastor Thalles Roberto esteve no ultimo sábado, 13/10, no programa Raul Gil do SBT. Assista...
14-10-2012 12:19
WebChat COMUNICAR ERRO O pastor Silas Malafaia, da igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo, falou sobre o suposto pastor ativista...
12-10-2012 20:29
WebChat COMUNICAR ERRO Começou nesta quinta-feira (11), a fase final do “Troféu Promessas”, cerimônia de premiação realizada pela Rede...
11-10-2012 12:14
  WebChat COMUNICAR ERRO São Paulo terá um fim de semana de muito poder com a Bispa Sonia Hernandes. Ela participará do Encontro de...
08-10-2012 19:22
WebChat COMUNICAR ERRO Foi divulgado pelo apóstolo Estevam Hernandes na noite do ultimo domingo, 07/10, que a gravação do Renascer Praise 18...
08-10-2012 12:33
  WebChat COMUNICAR ERRO Eles amadurecem sem envelhecer. O estilo de fazer Rock e a forma bem-humorada de abordar diversos assuntos...
07-10-2012 17:51
WebChat COMUNICAR ERRO O candidato a prefeitura de São Paulo, Celso Russumanno, ficou de fora do segundo turno com apenas 21,50% dos votos...
06-10-2012 18:41
WebChat COMUNICAR ERRO Aconteceu no ultimo sábado, 06 de outubro, mais uma Ceia de Oficiais da Igreja Renascer em Cristo. Na ministração da...
06-10-2012 11:45
WebChat COMUNICAR ERRO   O DVD Renascer Praise 17 será vendido nesse mês de outubro. Segundo a bispa Sonia Hernandes, líder...
05-10-2012 18:42
WebChat COMUNICAR ERRO “Há diferença em pregar a palavra e sobre a palavra. O pregador não tem autoridade para criar a palavra. Ela é...
05-10-2012 15:05
  No dia 7 de junho deste ano, o Credicard Hall, casa de shows conceituada da capital paulista, foi palco da gravação do 17º trabalho do...
04-10-2012 20:20
WebChat COMUNICAR ERRO Para ganhar o Trofeu Promessas, o líder da Igreja Renascer e da banda Inesquecível,...
03-10-2012 22:07
  WebChat COMUNICAR ERRO A Igreja Renascer regional Santo Amaro poderá deixar o imóvel caso não pague a dívida...
03-10-2012 11:35
WebChat COMUNICAR ERRO Marcha Segundo a bispa Sonia Hernandes, em outubro acontece a Marcha para Jesus em Israel. A líder...
03-10-2012 08:47
WebChat COMUNICAR ERRO A banda Resgate lançou seu mais novo album denominado "Este lado para cima". O álbum é o segundo da banda que...
02-10-2012 19:36
WebChat COMUNICAR ERRO Após a divulgação do último censo do IBGE, apontando o crescimento expressivo da população evangélica no país, as...
01-10-2012 21:41
  WebChat COMUNICAR ERRO   Depois de 3 anos internado no hospital Albert Einstein em São Paulo, o estado de saúde do bispo...
30-09-2012 22:14
Nesta segunda-feira (1), começa em todas as igrejas Renascer em Cristo a campanha: "Jejum dos Seis Passos de Obede-Edom”, em quatro...
30-09-2012 14:58
A banda Resgate divulgou a primeira música de trabalho do novo CD, “Este Lado Para Cima”, que está sendo lançado durante a...
30-09-2012 13:11
  Apesar de se manter na 16ª posição, a Rádio Gospel FM viu o número de ouvintes crescer passando para 130 mil ouvintes por minuto. O...
29-09-2012 15:39
  INGRESSOS ESGOTADOS Compre pelo site www.GospelBay.com.br A maior balada gospel do país chega em 2012 em sua 5ª edição -...
29-09-2012 13:47
  A Igreja Renascer em Cristo não pagou o IPVA (imposto sobre propriedade de veículos automotores). Ao todo são 22 processos abertos...
<< 1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>