Cegos perdidos dentro das igrejas

13-09-2010 20:45

 

Marcos 10.46-52.

Introdução.

Você já parou para pensar o que Deus pensa da sua igreja? Como a sua igreja está diante dos seus olhos e como está também a nossa vida espiritual? É que muitas vezes pensamos que estamos bem, que Deus está se alegrando e concordando com nosso estilo de vida.

Precisamos entender que de fato, Deus sabe de todas as coisas, e conhece as nossas vidas e as nossas obras. A igreja de Laodicéia tinha dificuldades de reconhecer sua real situação. Talvez por sua cegueira, acomodação, ou soberba de pensar que do jeito que estavam vivendo, era tudo espiritualmente correto!.

Quem sabe até você mesmo está tendo a dificuldade de reconhecer que muitas coisas que estão acontecendo na sua vida estão completamente erradas. Principalmente aquilo que pensamos, fazemos e falamos. Essas práticas nos levam a andar como cegos e com certeza não estarão agradando o coração de Deus.

Algumas semanas atrás, estava meditando sobre o texto acima, onde retrata o encontro do cego Bartimeu na cidade de Jericó com Jesus. Foi então que percebi alguns fatos muito parecidos com os que acontecem hoje em dia nas igrejas.

Bartimeu cego e mendigo, acostumado a levar uma vida de limitações e sofrimento, depara-se com o grande Mestre passando pela cidade. Diz a Bíblia que Bartimeu encontrava-se a beira do caminho, ou seja, fora do caminho.

Quando lemos essa passagem, nos parece até casual essa descrição acerca do caminho, mas é que ela tem um propósito profundo de nos mostrar que um homem fora do caminho, possui uma vida totalmente cheias de tristezas, sofrimentos, desilusões e sem esperança.

Interessante que Jesus ilustra essa passagem nos dando uma sábia e importante lição, e com isso quer chamar a nossa atenção; Ele interrompe sua jornada em direção à cruz para curar um cego!.

De acordo com Mateus 20.29 e Marcos 10.46, a cura ocorreu quando Jesus saia de Jericó. Já na narrativa de Lucas 18.35, mostra que Jesus curou o cego antes de ter entrado em Jericó.

Talvez você esteja se perguntando por que esse contrate? Será que existe erro na Bíblia? A resposta é muito simples!. Não!!.

O evangelho de Lucas tem um significado mais teológico, mas também espiritual. Observe que depois de Bartimeu recuperar a sua visão, veio à salvação de Zaqueu, em 19.1.9.

Isso indica que, para receber a salvação, é preciso primeiro recuperar a visão. Jesus não quer cegos vivendo e andando na sua igreja. Um pecador em trevas precisa recobrar a visão para perceber que necessita de Jesus, para a sua salvação.

Mas voltando para a nossa mensagem. Bartimeu, então, depara-se com o seu grande dia. Jesus está passando e o barulho da multidão denúncia a presença do Mestre. Aquele homem não podia perder tempo. Ele não podia perder aquela oportunidade!.

O seu coração começa a bater mais forte, sua respiração chega até a ficar mais ofegante. Sem muita demora ele começa a procurar identificar a melhor forma de invocar o Mestre, e ter um real encontro com Ele.

Bartimeu bem sabe que aquele momento seria único na sua vida, que aquela era a ocasião perfeita para realizar o seu ensejo. Na sua cabeça passa toda a sua história e todo o seu sofrimento de anos. Agora há um vislumbre de uma vida melhor, viver sem a escuridão que por muitos anos o atormentava.

Bartimeu já tinha ouvido falar de Jesus. Em seu coração havia a certeza de que a solução de seu problema estava prestes a acabar. Ele mal podia esperar por esse momento, e esse momento havia chegado. Afinal, Jesus estava próximo à ele.

“Jesus filho de Davi, tem compaixão de mim” (Mc.10.47). - Esse era o grito de Bartimeu repetidas vezes, com todas as suas forças, com toda a sua fé e esperança. A multidão o repreendia. Como pode esse cego “imundo” querer ter acesso ao Mestre? Mas a cada repreensão recebida, só alimentava cada vez mais a vontade de gritar mais alto: “Jesus filho de Davi, tem compaixão de mim”

Sua persistência foi recompensada.. Jesus sabia o que se passava no coração de Bartimeu. Aquele homem cego fazia parte do projeto de Deus. Ao ser chamado para ir até o Mestre, nada mais lhe importava, ele levanta e deixa sua capa, deixa seu passado, deixa suas frustrações, deixa a sua incredulidade, deixa a sua miséria, deixa a sua vergonha, deixa a sua humilhação, deixa a sua desonra, enfim, deixa todas as coisas que poderiam impedir de ir até Jesus.
A partir daquele momento para Bartimeu, nada poderia ficar entre os dois, entre ele e o sonho de poder deixar a escuridão. Quando Bartimeu defronta-se com Jesus, é indagado a respeito de sua necessidade. O Mestre pergunta: “Que queres que eu te faça”?.

Nesse momento me ocorreu que Bartimeu poderia pedir o que quisesse. Poderia pedir: Quero ser rico!. Quero ter um carro do ano!. Quero a esposa mais linda de Israel!. Quero a melhor casa da cidade! Quero um bom emprego!. Mas sabemos que não foi assim!.

Não havia limites para o pedido de Bartimeu. Mas ele queria a solução de seus problemas, a solução para uma mudança de vida. Mudança essa que não estava em apenas ser curado. Quando Bartimeu pediu que tornasse a ver, ele estava indo ao âmago do seu problema, e por isso não ficou remediando.

Jesus sempre nos dá muito mais do que pedimos, e naquele momento concede salvação à Bartimeu!. Muitas igrejas precisam restaurar o seu relacionamento com Deus, fugir da apatia espiritual que acampa até nos grandes púlpitos!.

Precisamos nos preocupar cada vez mais com os estilos de vida que muitos estão levando dentro das igrejas. Há um sentimento de auto-suficiência nos corações desses irmãos. Dizem sim para Jesus, mas também andam de mãos dadas com as coisas desse mundo.

Tenho visto algumas situações que envergonham o evangelho. Existem pregadores vivendo uma vida dupla; o adultério, os desvios de dízimos, os escândalos, tudo isso já se tornou “comum”. Parece que as igrejas estão se tornando um clube social, onde se reúnem apenas para se confraternizarem, e o louvor a Deus fica em segundo plano.

Não existe mais um ambiente sagrado onde a presença do Senhor é derramada para curar, libertar e salvar. Você pode sentir o mesmo que eu quando visitar algumas igrejas!. Refletindo sobre isso, me ocorre também que muitas vezes divagamos acerca da nossa real necessidade.

Será que realmente pedimos para Jesus o necessário? O que é mais importante para a nossa vida? Aquilo que pedimos resolverá o nosso problema? O que estou pedindo está de acordo com a vontade de Deus?

Começo a pensar que estamos vendo a igreja do Senhor se moldando as tradições do mundo. As pessoas não enxergam suas falhas, e o que lhes faltam é abrir seus olhos para ver sua verdadeira situação. Reconhecer que suas vidas precisam ser restauradas, e passar a viver em total dependência e obediência a Deus, está se tornando cada vez mais difícil.

Os crentes cegos, que por sua falta de fé, estão deixando de levar plenamente a sério as verdades, as exortações, as advertências, as promessas e o ensino da Palavra de Deus. É porque acham os encantos do mundo bem mais atraentes do que os do reino celestial de Deus!.

Muitas vezes por causa da aparência enganosa do pecado, as pessoas estão se tornando cada vez mais tolerante ao pecado (I Co.6.9-10). A confusão espiritual dos últimos tempos tem dado oportunidades para o surgimento de inúmeras falsas doutrinas, que tem disseminado até mesmo dentro das nossas igrejas.

Jesus afirmou que o nosso adversário age como um pai para os que lhe pertencem, porém um pai destituído de misericórdia (Jo.8.44). No século passado, o grande mal da humanidade era a incredulidade. Hoje, parece ser o contrário: a credulidade, ou seja, os cegos espiritualmente acreditam em tudo o que o inferno lhes sopra nos ouvidos.

Daí, vemos o sucesso dessas seitas, e muitos participantes delas são de pessoas que são ou já foram evangélicas!. Uns anos atrás, vez vi um dentista evangélico fazendo “simpatia” no seu consultório para aumentar a sua clientela!. Não estão percebendo que há um reino espiritual maligno que tem cegado os seus olhos do entendimento para que não compreendam a verdade da salvação que há em Jesus (Ef.2.2-3 – II Co. 4.3-4).


Esses cegos de nossas igrejas, estão apelando para todos os lados, não se importam com aquelas religiões “montadas” que nada tem a ver com os verdadeiros ensinos de Jesus. Basta um vento diferente e lá se vão eles!.

Não estou aqui para atacar ninguém. Por isso, não vou citar nomes de igrejas, denominações ou o que considero falsas seitas, mas é bom que você, meu irmão e minha irmã, saiba que existem alguns pontos importantes que nos levam a identificar se uma igreja ou um movimento religioso está lhe atraindo para uma emboscada. Abra os seus olhos!!.

A verdade também, é que há muitos corações duros dentro das nossas igrejas, e por causa disso passaram a rejeitar os caminhos de Deus. Já não amam a retidão, nem odeiam a iniqüidade. O Espírito Santo tem se entristecido, e em várias igrejas o seu fogo está se extinguindo, por que o seu templo está sendo profanando com as más intenções do homem (I Co. 3-16).

Se os crentes cegos continuam suas vidas sem refreio, eles podem finalmente, chegar ao ponto em que não seja mais possível um recomeço, caso não ouçam mais a voz de Deus. A Bíblia declara que Deus receberá todos que já desfrutaram da sua graça salvadora, se arrependidos voltarem a Ele.
Os cegos espirituais normalmente passam a ter um coração incrédulo. Pensam que ainda são crentes, mas as suas indiferenças para com as exigências de Jesus, indicam o contrário!. Paulo exorta todos aqueles que afirmam que já se encontram salvos: “Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos” (II Co.13.5).

Você tem se provado? Ainda permanece firme na fé? Tem examinado a sua vida espiritual com rigor? Todas as áreas da sua vida estão agradando ao Senhor? Lembre-se de uma coisa: Quando não estamos mais olhando para Jesus, é porque estamos cegos espiritualmente, e o cego ainda que esteja com os olhos fitando para o sol do meio-dia, não consegue enxergar a sua luz!. Isso acontece com aqueles que tentam andar fora do caminho do Mestre.

Conclusão

Sabe por que Jesus não quer cego andando na sua igreja? É que o Mestre sabe que o cego fica alheio a tudo que o mundo lhe oferece. O cego vive de imaginação, adota heresias, é propenso as falsas doutrinas, não ora, é relaxado espiritualmente, não tem fé, e vive das experiências dos outros.

Jesus quer dar uma nova oportunidade para aqueles que ainda não viram, e não sentiram a sua presença. O Mestre quer realizar tudo aquilo que ainda não pôde, em face da cegueira de muitos, que só o admiram, mas não conseguem adorá-lo!. Tenha convicção de que Deus lhe chamou e tem um plano especial para a sua vida.

Cuidado para não se deixar envolver em especulações religiosas ou filosóficas a ponto de ficar em dúvidas e acabar caindo da fé. Creia naquilo que a Bíblia, a Palavra de Deus afirma. Tenha cuidado e pense consigo mesmo se você não está ficando cego porque na realidade está querendo satisfazer seus próprios interesses e não os de Deus!.

Na verdade, todo o povo evangélico precisa ouvir esta exortação. O evangelho precisa ter o sentido de solidariedade, compaixão e amor por nossos semelhantes. Não espere aplausos da terra.

Como discípulo de Jesus, sinta-se um privilegiado em colaborar com o Senhor. Sobrarão exemplos da sua modéstia, e quem irão bater palmas para você, serão os anjos no céu.

Que Deus te abençoe e te use poderosamente.

Em Nome de Jesus.

 

Fonte: Webservos

Notícias

04-12-2013 13:14
WebChat COMUNICAR ERRO   Neste sábado (7/12), a partir das 17h30, todos os oficiais da Igreja Apostólica Renascer em Cristo estarão...
01-12-2013 20:10
WebChat COMUNICAR ERRO   Paul Franklin Crouch , co- fundador da Trinity Broadcasting Network , morreu aos 79 anos , de acordo com o site...
29-11-2013 14:26
WebChat COMUNICAR ERRO   A  UM Entretenimento, empresa responsável pelas mídias sociais da Universal Music Christian Group,...
27-11-2013 12:14
WebChat COMUNICAR ERRO   Azedou a relação entre o Palácio do Planalto e a cúpula do Exército brasileiro. Sem que a presidente Dilma Rousseff...
26-11-2013 21:22
WebChat COMUNICAR ERRO O bispo Tid que completa 35 anos de idade continua internado, segundo informações o filho do líder apóstolo Estevam e Bispa...
25-11-2013 12:30
WebChat COMUNICAR ERRO Dignidade, restauração e um caminho de libertação. São estes os principais objetivos do Centro de Recuperação Renascer...
24-11-2013 19:55
WebChat COMUNICAR ERRO O site UOL pertencente ao grupo Folha de São Paulo, trouxe recentemente matéria em que debocha dos cristãos e em especial da...
24-11-2013 19:19
A igreja Renascer em Cristo lançou recentemente o "Clube Gideão. Agora quem contribuir com as obras assistencias da extinta fundação Renascer, terá...
19-11-2013 17:54
WebChat COMUNICAR ERRO A Universal Music Christian definiu a data e o local do lançamento do novo trabalho do Renascer Praise, maior grupo de...
19-11-2013 17:19
Com base no tema "Os Campos Estão Brancos", começa nesta terça-feira (19/11), o “Jejum da Abundância dos Lagares”. A abertura da campanha...
18-11-2013 18:56
De acordo com membros da Renascer Bahia,  o "Bispo" Jefferson Hernandez, deixou a Bahia e retornou à São Paulo depois de ser acusado de desviar...
03-07-2013 19:42
No próximo dia 20 de julho, a partir das 19 horas, acontece um dos eventos mais esperados do ano: o lançamento do CD Sejam Cheios do Espírito...
07-04-2013 12:06
A oferta de amor por aquilo que se deseja foi ministrada pelo apóstolo Estevam Hernandes neste sábado (6/04) durante a Ceia de Oficiais do mês de...
22-03-2013 19:35
Hoje, 22 de março é a data em que se comemora o aniversário do líder da Igreja Renascer em Cristo, Apóstolo Estevam Hernandes, líder evangélico,...
20-03-2013 19:55
WebChat COMUNICAR ERRO O Reborn Team, ministério de artes marciais da Igreja Renascer em Cristo, realizará no próximo dia 13 de Abril a 1ª edição do...
19-03-2013 21:51
WebChat COMUNICAR ERRO Em parceria com a Rede Super de Televisão, o Renascer Prime transmitirá o 14º Congresso de Louvor e Adoração Diante do Trono...
19-03-2013 21:32
WebChat COMUNICAR ERRO Faltam poucos dias para o “Encontro de Casais”, retiro, que acontece do dia 28/04 a 01/05, no Thermas Olimpia Resort, em...
17-03-2013 10:04
WebChat COMUNICAR ERRO Justiça Um membro entrou na justiça contra a Igreja Renascer em Cristo e  bispa Sonia Hernandes. A fiel pede ...
16-03-2013 16:18
WebChat COMUNICAR ERRO Os moradores do Condomínio Edifício Perobas entraram na justiça pedindo o fechamento da Igreja Renascer Regional Jabaquara e...
16-03-2013 13:54
WebChat COMUNICAR ERRO Em comemoração ao aniversário do município de Cotia (SP),  a arena da Festa do Peão de Boiadeiro, festividade...
15-03-2013 20:47
Vem aí a primeira balada do ano de 2013: "O2 BlackOut" que reunirá música eletrônica, sertanejo, axé, funk e black. Presença confirmada de: DJ MP7,...
15-03-2013 12:13
Tidos como o pulmão da Renascer, os jovens do O2 abriram a nova temporada do programa na Rede Gospel de Televisão, dançando o "Harlem Shake". O que...
13-03-2013 19:29
Nesta quinta-feira (14), começa em todas as igrejas Renascer em Cristo o “Jejum dos Montões”. A abertura da nova campanha será realizada em três...
12-03-2013 19:21
Hoje, 12 de março, é uma data muito especial para a Igreja Renascer em Cristo. A instituição completa 27 anos de existência. Fundada na casa do...
1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>